Elder Dias

Após a confirmação de dois registros na quarta-feira – um na Vila Itatiaia e outro no Setor São Judas Tadeu, a sexta-feira terminou com mais cinco casos de coronavírus na Região Norte, no Entorno da Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás.

Segundo dados da plataforma CovidGoiás UFG, foram mais duas confirmações para o Itatiaia, que soma agora a três casos.

Dois setores vizinhos também entraram nas estatísticas: o Jardim Pompéia, com dois casos; e o Morada do Bosque, com um caso de covid-19.

Como tem ocorrido em várias localidades afetadas pela pandemia, a situação costuma mudar muito rapidamente. Até o começo da semana, a região vizinha ao Campus permanecia pouco afetada, tendo somente dois casos no Residencial Alice Barbosa e um nas Chácaras Samambaia.

Mais distante, o Setor Goiânia 2 marcava oito casos, número que ainda permanece o mesmo.

Goiânia fechou a sexta-feira com 1.178 registros e 41 óbitos confirmados. Os números correspondem a praticamente 50% do total de casos (2.376) e 43% do total de mortes (95) de Goiás.

É bom ressaltar que geralmente só é feita a testagem em pessoas com sintomas suspeitos aos causados pelo novo coronavírus.

Por conta dessa baixa quantidade de testes, infelizmente realidade de todo o Brasil, estima-se que o número real de casos seja de 10 a 15 vezes maior.

Exatamente por isso, o fato de ter poucos casos registrados (ou mesmo nenhum) em determinado bairro não significa muita coisa: o número de pessoas com o vírus – e que podem até estar assintomáticas – pode ser bem maior.

Portanto, as orientações são as mesmas para se cuidar da melhor forma:

1) ficar em casa, conforme recomendam as autoridades sanitárias em todo o mundo;
2) lavar sempre as mãos;
3) se tiver mesmo de sair, sempre usar máscara; e
4) conversar com as pessoas a uma distância mínima de dois metros.

Cuidando da própria saúde, cuidamos também da saúde de nossos vizinhos e de toda a comunidade.

* Crédito: ASM Digital (foto desta matéria)


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Elder Dias
Jornalista, servidor federal, ambientalista e esmeraldino por natureza. Buscando sempre aliar paciência de Jó com perseverança de Cafu.