As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante)

As 6 vacinas em teste com melhores resultados contra a covid-19: saiba quais são e como são

É grande a expectativa em torno de uma vacina capaz de imunizar populações inteiras contra o coronavírus Sars-CoV-2. Um imunizante seria a única forma de garantir o retorno seguro às atividades rotineiras, uma vez que nem mesmo o tempo de duração da imunização de pacientes curados é consenso na comunidade científica. Levantamento do banco de investimentos Morgan Stanley mapeou 110 pesquisas em busca de uma fórmula imunizante e identificou seis vacinas promissoras em curso.

Chefe da saúde nos EUA discorda de Trump e diz que vacina deve ser “bem global”

Em dissonância com o que prega o presidente Donald Trump – que sugeriu que priorizaria a produção de doses de uma eventual vacina para a população estadunidense desde o início – o chefe dos Institutos Nacionais de Saúde, Francis Collins, disse que, se o país for o primeiro a desenvolver uma vacina eficaz contra o novo coronavírus, ela deverá ser compartilhada rapidamente com o mundo. Sua posição vai ao encontro do posicionamento de França e China, que consideram uma vacina “bem público global”.

Uruguai, mais um exemplo de sucesso na América Latina no combate ao coronavírus

A América Latina vai se tornando o epicentro da pandemia, principalmente por conta do crescimento da curva em países como Brasil e México. Nesse cenário, o Uruguai se torna um exemplo, assim como o Paraguai e a Argentina: a curva de contágios está achatada, a letalidade é baixa e o número de pessoas com a doença é cada vez menor. Com 738 casos detectados, 20 mortos e 579 recuperados da covid-19 de acordo com os dados oficiais de ontem, este pequeno país de 3,4 milhões de habitantes que nunca decretou quarentena geral caminha rumo a uma abertura quase total das atividades.

O ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, anunciou nesta terça-feira, 19/5, que o governo vai iniciar um segundo protocolo de testes com o antiparasitário nitazoxanida (vendido no Brasil sob a marca Annita). A primeira fase de testes foi revelada por Pontes em meados de abril. Na ocasião, ele não disse o nome do medicamento sob o argumento de que ele ainda não era controlado e que era preciso evitar uma corrida às farmácias –como ocorreu quando o presidente Jair Bolsonaro passou a defender publicamente a hidroxicloroquina como cura para a covid-19.

Escritor e biólogo Mia Couto questiona “fatores de desumanização” e “lideranças imbecis” na pandemia

O escritor moçambicano Mia Couto, também biólogo, concedeu uma entrevista exclusiva ao Correio Braziliense na qual ele nos traz considerações sobre a pandemia hoje vivenciada por todos nós e também o pós-pandemia. Ele considera que os “fatores de desumanização” inscritos nos modelos de fazer economia e política atualmente são o cerne do problema. Ele diz que, embora haja quem acredite que tudo isso vai ser repensado após a epidemia, não se vê otimista. As “lideranças imbecis” escolhidas pelo povo também o preocupam.

Novo coronavírus pode passar a ter circulação endêmica. Mas o que é isso, na prática?

Depois de registrar contaminação de 4,2 milhões de pessoas e mais de 300 mil perderem a vida, os especialistas não sabem ao certo quando o contágio do novo coronavírus poderá ser interrompido. Agora, dizem ainda que o vírus pode nunca desaparecer. “O coronavírus pode se tornar outro vírus endêmico em nossas comunidades e nunca desaparecer”, disse Michael Ryan, diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entenda qual é precisamente o conceito de endemia (clique no título da chamada para acessar).

Brasil registra mais de mil mortes pela 1ª vez. E veja como isso não poderia deixar de ser numa 3ª-feira

A terça-feira geralmente é o dia mais temido para o anúncio dos registros de casos e mortes da covid-19 no Brasil. Não é por acaso, já que é o dia da semana em que o que ficou “represado” pelos sábados e domingos costuma ser liberado. Não por acaso, a triste superação do número de mil mortes em 24 horas ocorreu neste dia. Entenda como tem sido a curva de ocorrência dessas confirmações nas últimas semanas.

Crise de saúde mundial deve fazer índice global de qualidade de vida cair pela 1ª vez em 20 anos

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) global deve retroceder neste ano pela primeira vez desde que o conceito foi desenvolvido, em 1990. O alerta é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em relatório divulgado nesta quarta-feira, 20/5. O IDH global é uma medida combinada dos níveis mundiais de educação, saúde e padrão de vida. No total, são considerados os indicadores de 189 países, incluindo o Brasil.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates