“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Austrália testa vacina BCG contra o novo coronavírus em 10 mil voluntário (inclusive no Brasil) 

Uma vacina que já existe há décadas também está sendo aplicada em centenas de voluntários para que se descubra se ela oferece proteção contra o novo coronavírus. A BCG é obrigatória no Brasil desde 1976, para prevenir a tuberculose. É indicada para os recém-nascidos, mas pode ser tomada até os quatro anos de idade. Cientistas australianos estão testando a vacina para combater o Sars-CoV-2, com 10 mil voluntários em quatro países. Um deles é o Brasil, onde 2 mil sul-mato-grossenses, de Campo Grande, participarão do estudo.

Transfusão de plasma convalescente reduziria mortalidade por covid em até 70%, revela pesquisa

Um estudo realizado no norte da Itália constatou uma redução na mortalidade de pacientes com covid-19 tratados com transfusões de plasma sanguíneo doado por pessoas curadas. Conduzida pelos hospitais San Matteo, de Pavia, e pela Empresa Sociossanitária Territorial (ASST), de Mantua, ambas na Lombardia, a pesquisa foi publicada pela revista científica italiana Haematologica. Segundo o estudo, a taxa de mortalidade entre pacientes da covid-19 internados nas UTIs dos hospitais analisados oscilava entre 13% e 20%, porém caiu para 6% entre os doentes que participaram da pesquisa.

Estudo encontra 21 remédios que bloqueiam ação do coronavírus no corpo humano

Um estudo publicado na revista científica Nature conseguiu identificar 21 remédios existentes, usados para tratamentos das mais diferentes doenças, que conseguem impedir a replicação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no corpo humano. O grupo de cientistas internacionais ainda detectou que quatro deles funcionam melhor quando usados ao mesmo tempo que o antiviral remdesivir – que vem tendo bons resultados em testes clínicos em hospitais de vários países e que foi criado com o objetivo de combater o ebola.

Os seis “tipos” de covid-19 e seus diferentes grupos de sintomas 

Pesquisadores britânicos da King’s College identificaram seis diferentes tipos de a covid-19 agir no organismo humano. São três grupos de sintomas com consequências mais leves e outros três mais graves. A descoberta pode ajudar bastante no tratamento da doença, pois os médicos poderiam prever para qual quadro o paciente poderia evoluir. Veja neste vídeo da BBC, dentro do projeto Estúdio BBC, o que isso pode significar no tratamento da doença. Clique no título desta chamada para acessar o conteúdo.

“Fadiga da quarentena” faz aumentar casos de coronavírus entre jovens adultos

A fadiga psicológica causada pelas medidas de isolamento social se torna um desafio para conter a pandemia, que já dura oito meses. Isso é evidente entre jovens adultos, que têm menos medo do coronavírus e sofrem maiores custos econômicos e sociais quando ficam em casa. Em diversos países, incluindo Japão, Espanha e EUA, infecções entre os millennials (nascidos no novo milênio) e a geração Z (nascidos na década de 90) geram novas ondas de casos que parecem não se reduzir, apesar das restrições reimpostas.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates