As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Algumas pessoas infectadas com o novo coronavírus apresentam apenas sintomas leves ou mesmo ficam assintomáticas. Cientistas estão tentando entender isso a partir do conceito de imunidade cruzada, que pode fazer com que pessoas que tenham tido contato com outros tipos de coronavírus possam estar agora menos sujeitos a uma forma grave da covid-19. Um trabalho importante sobre o fenômeno já foi publicado na respeitada revista Cell, por pesquisadores da Califórnia (EUA).

Um dos estudos que busca uma vacina contra a covid-19 conta com a contribuição de uma biomédica baiana. Trata-se da pesquisa feita pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, que já aplicou testes em 10 mil voluntários no Reino Unido. “Como brasileira, também tenho muito orgulho de estar aqui, fazendo parte dessa equipe, para poder representar a minha pátria”, diz Alessandra Silva Coley, nascida em Jacobina, a 340 quilômetros de Salvador. Em junho, Oxford vai testar 2 mil brasileiros na fase 3 de eficácia da vacina.

Autoridades de saúde do Japão afirmaram a representantes de partidos governistas que esperam poder começar a vacinar a população contra o novo coronavírus na primeira metade do próximo ano. Ao mesmo tempo em que incentivam investimentos na capacidade de produção, eles também querem facilitar o processo de aprovação da vacina. O ministério reservou US$ 455 milhões em subsídios para instituições envolvidas no desenvolvimento de vacinas.

Papa Francisco presta solidariedade à América Latina pelos altos números da pandemia no continente

O papa Francisco lamentou, neste domingo, 7/6, o alto número de vítimas da pandemia do novo coronavírus entre os latino-americanos. Ele prestou solidariedade aos doentes, a seus familiares e aos profissionais de saúde durante a tradicional oração do Angelus no Vaticano. Depois de agradecer pela melhora da situação na Itália, o pontífice acrescentou que, “infelizmente, em outros países, especialmente na América Latina, o vírus continua fazendo muitas vítimas”. Nas últimas semanas, o número de casos aumentou na região, que já ultrapassou 1,2 milhão infectados e teve mais de 62 mil vítimas.

MPF estipula 72 horas para Ministério da Saúde esclarecer “apagão” nos dados oficiais em site

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento extrajudicial para apurar os motivos que levaram o Ministério da Saúde a excluir o número total de óbitos por covid-19 das estatísticas divulgadas. O despacho estipulou prazo de 72 horas para o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, enviar informações sobre o assunto. Ele também deverá esclarecer se houve outras modificações e subtrações de dados públicos relativos à pandemia.

Doença e isolamento fizeram 54% dos brasileiros ficarem com ansiedade ou nervosismo, diz pesquisa

Há mais de dois meses que a pandemia do novo coronavírus está todos os dias no noticiário e nas conversas pessoais. Com a doença e o isolamento social o mundo passou a se relacionar de outra forma. Com isso, veio a preocupação com a saúde mental. Uma pesquisa da Fiocruz em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostra que 54% dos brasileiros se sentiram ansiosos ou nervosos por causa do isolamento social imposto pela pandemia e 40% passaram a se sentir tristes ou deprimidos.

Mortes pelo novo coronavírus no Brasil em maio superam a média de óbitos por câncer no mês

Nada matou mais o Brasil no mês passado do que o Sars-CoV-2. Pelo menos 21.367 pessoas foram vítimas da covid-19 em maio, segundo dados das declarações de óbito registradas nos cartórios do país até a sexta-feira, 5/6. Com isso, a doença causada pelo novo coronavírus alcançou a média de 689 óbitos diários naquele mês. A média de morte por todos os tipos de câncer – a doença que mais mata no país – em maio de 2011 a 2018 foi de 564 por dia.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates