As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Há muitas razões para ser otimista em relação à resposta imunológica do corpo humano ao contato com o Sars-CoV-2. A afirmação é do virologista austríaco Florian Krammer, do quadro do Hospital Monte Sinai, de Nova York. Ele considera que a vacina é a única solução para a pandemia e ressalta um ponto importante: obter a chamada imunidade de rebanho exige tantas mortes que “aspirar a ela é imoral”. No princípio, Reino Unido e Suécia agiram neste sentido. A estratégia de ver a contaminação como inevitável já foi defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. Veja a entrevista completa clicando no título da chamada.

Pesquisadores de Israel criam máscara autolimpante que mata Sars-CoV-2 por corrente elétrica

Cientistas israelenses criaram uma máscara autolimpante capaz de matar o coronavírus por meio de uma corrente elétrica fornecida por um carregador de celular. A máscara usa uma camada interna de fibra de carbono que, ao ser aquecida, destrói patógenos que podem se acumular nela. O grupo de engenheiros já fez um pedido de patente nos EUA, de acordo com o jornal The Telegraph e espera vendê-la por 1 dólar.

Casos de novas contaminações e de mortes desaceleram em países da Europa

Na França, as taxas de infecção por coronavírus na França diminuíram ainda mais e o número de pacientes com covid-19 no hospital e em terapia intensiva continua a cair, mostraram números do Ministério da Saúde do país, sinal de que o distanciamento social está mantendo o contágio sob controle por enquanto. Na Itália, o balanço da Defesa Civil contabiliza 50 novos óbitos, menor cifra diária desde 7 de março, quando haviam sido confirmadas 36 mortes. Com isso, o total de vítimas do Sars-CoV-2 no país chegou a 32.785.

Crise brasileira é agravada pelo papel de Bolsonaro na pandemia, afirma economista dos EUA

Um dos economistas mais influentes do mundo, Jeffrey Sachs criticou a resposta de presidentes latino-americanos em relação à crise do novo coronavírus, citando o mexicano Andrés López Obrador e o brasileiro Jair Bolsonaro.  Ele também criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, no combate à covid-19. Veja a entrevista completa de Sachs à BBC clicando no link do título desta chamada.

Simulação com gel que brilha no escuro mostra como pode ocorrer a propagação de vírus em restaurantes

Um experimento do programa de simulação de medicina de emergência da Universidade Atlântica da Flórida (EUA) mostrou como pode se espalhar facilmente um microorganismo como o vírus da covid-19 à mesa de um restaurante. Uma substância amarela, mistura de gel de petróleo e solução fluorescente, que brilha sob uma luz ultravioleta, simulou o contágio naquilo que a pessoa contaminada tocasse. O resultado foi surpreendente.

Servidores da limpeza e da cozinha de hospitais contam suas histórias de dedicação e medo

Apesar de, nos tempos atuais, correrem tanto risco quanto médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, eles raramente são lembrados em homenagens: são os trabalhadores sem formação técnica ou diploma dos hospitais, colaboradores dos setores de limpeza, lavanderia, copa, cozinha e central de materiais, que também estão na batalha contra o novo coronavírus. Estudo aponta que faltam equipamentos de proteção individual para essas pessoas, que relatam seus medos e ansiedades.

Todos os 20 bairros com mais mortes por covid-19 em São Paulo são da periferia da capital

O novo coronavírus avança com muito mais gravidade sobre os mais pobres no Brasil. Prova disso está nos dados da Prefeitura de São Paulo, que revelam que 2.564 pessoas morreram de covid-19 ou com suspeita da doença nos 20 bairros mais atingidos pela pandemia na cidade. Observação importante e preocupante: todas essas localidades estão na periferia paulistana. Brasilândia, na zona norte, é o bairro onde há mais óbitos registrados: 185, sendo 29 deles nos últimos seis dias.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates