A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai disponibilizar sábado, 20/6, testes de covid-19 para servidores docentes, técnico-administrativos e terceirizados que estejam com sintomas suspeitos.

Serão aplicados dois tipos de testes: o RT-PCR, chamado padrão ouro, que tem coleta de amostras por swab nasal; e coleta de sangue periférico (teste rápido), a depender dos dias dos sintomas.

Para se habilitar ao teste, é preciso ser do quadro da UFG e fazer agendamento por telefone, por meio do número (62) 99504-1940.

Os exames serão realizados das 9 às 16 horas, com dois postos de coleta, com as pessoas estando no interior de seus veículos, em dois pontos: no Campus Colemar Natal e Silva – Tenda do Centros de Aulas D (Praça Universitária); e no estacionamento do Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia. Será exigido o uso de máscara.

A iniciativa poderá ser repetida em outros dias, conforme avaliação do trabalho e disponibilidade de testes, que serão realizados com a participação de pessoal de várias unidades acadêmicas: Faculdade de Enfermagem (FEN), Faculdade de Farmácia (FF), Faculdade de Medicina (FM), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Pró-reitor internado

O pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, professor Laerte Ferreira Guimarães Júnior, teve alta médica da UTI, mas seguirá por mais alguns dias em tratamento no mesmo hospital.

A boa notícia foi repassada pela família, que aproveitou para agradecer as manifestações de apoio no período de maior risco e dificuldade com a covid-19, de aproximadamente dez dias, por que passou o professor, lotado no Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa).

Irmão de Laerte, o professor Manuel Ferreira, também do Iesa, ressaltou o engajamento de colegas e anônimos para procurar doadores de sangue, visando a terapia com o plasma de recuperados da covid, e pede para que prossiga a “corrente de doação, especialmente neste momento de pandemia”, para ajudar outros pacientes.

Laerte Guimarães é uma das referências em pesquisa científica na UFG, com trabalhos de nível internacional na área sensoriamento remoto, ultimamente com temas ligados às pastagens brasileiras.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa   #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates