Um teste para coronavírus feito pela saliva, até cinco vezes mais barato e que tem a mesma precisão do PCR-RT, o exame considerado padrão ouro.

Se infelizmente vamos ter de conviver com o novo coronavírus, que tenhamos pelo menos algo que possa nos guiar melhor – e de modo mais acessível – em meio a incertezas, como a das consequências da reabertura do comércio.

A novidade chega ao País por meio do laboratório brasileiro Mendelics, que vai lançar o produto em parceria com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.

O teste identifica o material genético da covid-19 e servirá à detecção da doença em sua fase aguda.

A empresa garante que tem capacidade de processamento de 110 mil amostras por dia e que o teste é ideal para o setor empresarial, porque garante um processo de retomada das atividades de forma mais segura.

Por quê? É que a praticidade e o valor mais em conta vão facilitar que os empresários possam fazer o exame de seus funcionários de forma maciça, isolando os que porventura testarem positivo para coronavírus e prevenindo que outros se contaminem.

A utilização da saliva como material de exame, enquanto os demais testes no mercado nacional utilizam a secreção nasal ou o sangue do paciente, é uma grande vantagem, já que a confiabilidade é a mesma do padrão ouro.

E o valor de 95 reais contrasta com outros testes do mercado, que giram de 240 a 470 reais.

O novo teste para diagnóstico do novo coronavírus deve estar disponível para empresas e hospitais em até dez dias, mas não será vendido para pessoas físicas, segundo a direção da Mendelics, que priorizará ações “a fim de voltar à normalidade, para que as pessoas voltem a circular mais”.

O exame molecular não apresentou resultados falso-positivos após testes e tem como foco aumentar o número de diagnósticos da doença no País, principalmente, como já dito acima, diante do cenário de reabertura do comércio.

O objetivo é também compartilhar a técnica para que ela possa ser replicada e, assim, o exame possa se expandir em escala.

Com informações da Exame.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates