As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante)

Novo teste promete ser uma revolução no combate ao novo coronavírus

Um modelo de teste rápido, desenvolvido por uma empresa do Estado da Califórnia, analisa amostras coletadas na cavidade nasal, usando cotonetes, e fica pronto em minutos. A FDA [Food and Drug Administration, a entidade dos EUA que corresponde à Vigilância Sanitária no Brasil] concedeu a Quidel, empresa da cidade de San Diego, uma autorização para uso emergencial para comercializar o Sofia 2 SARS Antigen FIA, um teste rápido para detecção de SARS-CoV-2 em amostras nasais de pacientes.

Fernando de Noronha zera casos de contaminação depois de enfrentar quarentena obrigatória

A ilha de Fernando de Noronha realizou a cura clínica dos dois casos restantes de covid-19, de acordo com boletim divulgado sexta-feira, 8/5. Com esses resultados, todos os 28 pacientes contaminados pelo novo coronavírus no arquipélago estão recuperados – 17 homens e 11 mulheres, entre 25 e 59 anos. Por lá, foi implantado o lockdown (isolamento total e obrigatório), mas com o nome de quarentena. A medida terminou neste domingo, 10/5.

Em Goiás, detentos reforçam combate à covid-19 confeccionando máscaras e aventais descartáveis

Cerca de 150 detentos de oito unidades prisionais do Estado estão produzindo equipamentos de proteção individual (EPIs) destinados aos profissionais de saúde e aos servidores do próprio sistema prisional. Cerca de 8 mil peças por dia são produzidas. Só de máscaras para o complexo carcerário são necessárias 100 mil máscaras por mês. Empresas parceiras arcam com a doação de matéria-prima e a administração entram com a mão de obra dos presídios.

Em vídeo, Rodrigo Santoro divulga mensagem para os tempos de pandemia e reverencia cinema nacional

Para fazer uma homenagem ao cinema nacional em tempos de coronavírus e tendo a cultura, ao mesmo tempo em que os artistas estão em total desprestígio diante da secretária nacional da Cultura, Regina Duarte, o ator leu uma mensagem de esperança em forma de texto. No vídeo, ele também homenageia grandes artistas brasileiros que morreram recentemente, muitos deles vítimas da covid-19.

Achismo é grave problema para países sairem com segurança de quarentenas, diz imunologista

Em entrevista, o médico imunologista português Antonio Coutinho critica a maneira como governos do mundo têm preparado a reabertura após o confinamento contra a pandemia do novo coronavírus. “O achismo continua a se impor, porque não há dados suficientes para se poder tomar posições que são baseadas na ciência”, avalia. Sobre o Brasil, o médico demonstra perplexidade com as políticas de saúde pública do governo de Jair Bolsonaro.

Governo do RS institui modelo de distanciamento por regiões e obriga o uso de máscaras 

A partir desta segunda-feira, 11/5, passa a valer no Rio Grande do Sul o novo decreto de distanciamento social controlado, que tem classificação de acordo por região. Assim, cada uma das 20 regiões do Estado será identificada por uma cor de bandeira que determina quais as medidas de prevenção daquela localidade. Uma regra passa a vigorar para todo o território gaúcho: o uso obrigatório de máscaras.

Goiás desce ao último lugar em isolamento no País, diz pesquisa; governador prepara medidas duras

Com apenas 37,44% de índice de isolamento social, segundo dados da Base In Loco, computados até sábado, 9/5, Goiás estava na última colocação entre as 27 unidades federativas. O Ceará lidera a taxa de isolamento, com 50,76%. O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que pode aplicar medidas mais rígidas para reduzir a circulação de pessoas por algumas cidades e deixou claro que sua postura sobre o novo coronavírus diverge da adotada por Jair Bolsonaro.

O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates