As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante)

Descoberta importante: anticorpo para a Sars também é capaz de inibir coronavírus causador da covid-19

Uma equipe de especialistas de três institutos europeus e um estadunidense descobriu que o anticorpo S309 é capaz de neutralizar tanto o Sars-CoV-1, responsável pela Sars – a síndrome respiratória aguda grave -, como o novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19. O relato foi publicado nesta segunda-feira, 18/5, na Nature, uma das publicações científicas mais respeitadas do planeta. O anticorpo foi identificado pela primeira vez no sangue de um paciente recuperado da Sars em 2003 e agora se descobriu que ele também inibe o patógeno da atual pandemia.

Brasileiros que superaram o novo coronavírus já são 100 mil; entenda quando se considera alguém curado

A infecção causada pelo coronavírus Sars-CoV-2 já contagiou mais de 4 milhões de pessoas no planeta. Grande parte desse grupo vai se juntar aos recuperados nas próximas semanas. Nesta segunda-feira, 18/5, o Brasil alcançou a marca de 100 mil pessoas que conseguiram vencer a batalha contra o novo coronavírus. O País é o 6º no ranking de recuperados da covid-19, atrás de Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Itália e Turquia. Entenda como se dá a contagem dos recuperados.

Estudo com hamsters comprova eficácia do uso de máscaras para prevenção do contágio

Vários testes realizados com hamsters provaram que o uso da máscara reduz acentuadamente a propagação do novo coronavírus, informaram especialistas da Universidade de Hong Kong, liderados pelo professor Yuen Kwok-yung. Este é um dos primeiros estudos para comprovar se o uso de máscaras pode impedir que portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus Sars-CoV-2 infectem outros indivíduos.

O que se sabe sobre a vacina com testes preliminares positivos nos EUA

As primeiras pistas de que uma vacina pode treinar o sistema imunológico das pessoas para combater o novo coronavírus foram relatadas por uma empresa americana, a Moderna, que trabalha em conjunto com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, dos EUA. Os primeiros testes mostraram que a vacina levou à produção de anticorpos que podem neutralizar o coronavírus. Saiba o que mais se sabe sobre a condução desse trabalho, importantíssimo na luta contra a covid-19.

Prefeitura de Belo Horizonte instala barreiras sanitárias para fiscalizar entrada na cidade

A capital de Minas Gerais passará a contar com 18 barreiras sanitárias. Dez delas já começaram a funcionar nesta segunda-feira, 18/5. As estruturas foram montadas em diferentes pontos da cidade por tempo indeterminado e têm como objetivo fazer o rastreamento clínico daqueles que pretendem entrar na cidade. A medida, polêmica, vem por decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kalil. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde vão orientar a medição de temperatura e o preenchimento de um questionário.

São Paulo terá “superferiadão” nesta semana para aumentar índice de isolamento social

Em mais uma tentativa de subir o índice de isolamento social pelo menos acima do patamar mínimo de 50%, a Câmara de São Paulo aprovou o projeto do prefeito Bruno Covas (PSDB) de antecipar os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) para esta quarta e quinta-feira (20 e 21/5). Na sexta-feira (22/5), será declarado ponto facultativo na cidade.

Em menos de 40 dias, mortes de pretos e pardos por covid-19 aumentaram de 32,8% para 54,8%

A porcentagem de pacientes mortos por covid-19 entre pessoas pretas e pardas passou de 32,8% para 54,8% entre 10 de abril e 18 de maio, um período de quatro semanas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 18/5, pelo Ministério da Saúde. Já a porcentagem de pacientes brancos hospitalizados pela covid-19, mesmo que em queda no mesmo período, ainda é a maior: 51,4%. Os pretos e pardos, mesmo que tenham um índice maior no número de mortes, representam 46,7% das internações pela doença.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates