Elder Dias

Os dois primeiros bairros afetados pelo novo coronavírus na região do entorno do Campus Samambaia da UFG foram Chácaras Samambaia, com um caso, e Residencial Alice Barbosa, com dois.

Isso ocorreu ainda em abril, quando o portal Estádio das Coisas divulgou a lista de casos por bairro em Goiânia pela primeira vez. Nenhuma outra confirmação havia sido registrada para a região.

Desde então já se passou um mês e meio – e a coisa mudou bastante.

No início desta sexta-feira, já havia o registro, pelos dados da plataforma CovidGoiás UFG, de 37 casos.

O Setor São Judas Tadeu e a Vila Itatiaia agora lideram o número de casos de covid-19 na região, respectivamente com 10 e 9 confirmações.

Os demais casos registrados da região, por bairros e número de casos, são: Residencial Alice Barbosa (6), Jardim Pompéia (4), Morada do Bosque (2), Setor Shangri-lá (2), Village Atalaia (1), Residencial dos Ipês (1), Residencial Nossa Morada (1) e Chacara Samambaia (1).

Mais do que casos, porém, a região já passou pelo luto de perder um morador: o soldado Ubirajara Sales, que residia na Vila Itatiaia e que foi o primeiro policial militar vítima da covid-19, no dia 1º de junho.

Ao todo, se levadas em conta as proporções que tem sido verificadas no Brasil entre casos registrados e a contaminação real, certamente o número de pessoas contaminadas é muito maior e pode chegar a mais de 500 em toda a região do entorno da UFG.

O risco de contágio, portanto, aumenta cada vez mais. Ao mesmo tempo, outras regiões de Goiânia e mesmo municípios vizinhos estão em situação mais grave ainda.

Isso significa que a capacidade de atendimento do sistema de saúde vai ficando cada vez mais limitada.

Tudo isso, mais do que assustar, deve servir para aumentar a atenção às medidas necessárias para prevenir: ficar em casa, lavar sempre as mãos e, se for preciso sair, sempre usar máscara e manter distanciamento social.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Elder Dias
Jornalista, servidor federal, ambientalista e esmeraldino por natureza. Buscando sempre aliar paciência de Jó com perseverança de Cafu.