No fim da noite desta segunda-feira, 29/6, um dia bastante movimentado para o governo estadual em termos de definições sobre o seguimento do combate ao novo coronavírus, foi publicado, em edição extra do Diário Oficial de Goiás o novo decreto sobre o que pode permanecer aberto já a partir desta terça-feira, 30/6.

Assinado por Ronaldo Caiado (DEM), o Decreto 9.685 altera o de nº 9.653, de 13 de abril, que, por sua vez, substituía o 9.633, de 13 de março.

Na verdade, o novo se assemelha mais ao primeiro do que ao que vem alterar.

A redação do Artigo 2º confirma a mudança da estratégia para a pandemia em Goiás:

“Para o enfrentamento da emergência em saúde decorrente do coronavírus, adota-se o sistema de revezamento das atividades econômicas organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, iniciando-se com 14 (quatorze) dias de suspensão seguidos por 14 (quatorze) dias de funcionamento, sucessivamente.”

Confirma-se, portanto, que o decreto leva em conta os estudos da Universidade Federal de Goiás (UFG) sobre as projeções da pandemia no Estado e as notas técnicas nº 09 e 10 da Secretaria de Estado da Saúde, segundo as quais até setembro a covid-19 poderia vitimar mais de 18 mil goianos.

A solução encontrada pelos pesquisadores do grupo CovidBio, da UFG, foi a alternância de 14 dias em isolamento mais acentuado com 14 dias de flexibilização. Caiado acolheu a ideia e chegou a dizer que os prefeitos vão decidir sobre suas responsabilidades.

Com a nova normativa, fica cancelado o retorno às atividades de comércio como o da Rua 44, e voltam a ser suspensas, pelos próximos 14 dias, as celebrações religiosas e as obras de construção civil que não sejam de interesse social.

De qualquer forma, para sua aplicabilidade, que os prefeitos se abram às medidas contidas nele. Em Goiânia, Iris Rezende (MDB) já disse que vai seguir o governador.

Para acessar a íntegra do novo decreto, clique aqui.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates