# Copa do Mundo da Rússia – 2018 – Dia 16 #

Esta sexta-feira foi o primeiro dia sem jogo desde que a Copa começou. Um monte de memes brincando com a sensação de crise de abstinência justamente por isso.

Como toda brincadeira tem um fundo de verdade, a Copa já acabou em grande parte. Não só pelas seleções que já embarcaram de volta a suas bases (embora a maioria dos jogadores das eliminadas tenha base mesmo na Europa).

Está no ar, desde já, o clima de fim de festa. Na realidade, para quem gosta de futebol, a festa já acabou: não há mais Panamá para se emocionar com o primeiro gol em Mundiais, ou o Irã com suas mulheres proibitivas nos estádios locais e libertas pela Rússia, ou ainda os batuques dos senegaleses nas arquibancadas e senegaleses dançarinos dentro de campo.

Brecht aplicado 279x300 - Rússia 2018, dia 16: o gosto amargo da amostra do "fim de festa"
Uma paródia dos versos de Bertold Brecht adaptada para a sensação desta sexta-feira sem jogo de Copa | Reprodução Twitter

Diz-se que a Copa começa agora e, de fato, há muito de verídico nisso. Só sobrou o Japão de presença atípica nesta fase de mata-mata (agora inventaram que é só “mata”, por ser um jogo só), consequência do jogo atípico que lhe deu a vitória sobre a Colômbia. Tomaram o lugar que era de direito da Polônia.

Mas a Copa também se despede a partir de agora. Para quem gosta mesmo de futebol, a Copa é como uma visita ao Santo Graal só possível quadrienalmente. Então, aqueles que, como este redator, tiveram de terminar a noite vendo Guarani x Boa Esporte pela Série B, esta sexta-feira foi só uma amostra grátis da falta que ela, a Copa, vai fazer daqui a duas semanas.

Mas, deixa disso por agora: daqui a pouco tem França x Argentina e isso é o que vale!

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Elder Dias
Jornalista, servidor federal, ambientalista e esmeraldino por natureza. Buscando sempre aliar paciência de Jó com perseverança de Cafu.