# Copa do Mundo da Rússia – 2018 – Dia 11#

A Copa encaminha-se para o final. A partir desta segunda-feira, já não são mais três horários de jogos e, a não ser em alguns poucos grupos, a decisão vai chegar para alguns. Nem que seja a decisão de passar em 1º ou 2º lugar.

Curioso como algumas seleções já flertaram perigosamente com a eliminação já na 2ª rodada. A Argentina vai para a 3ª no fio da navalha e a Alemanha quase repetiu França (2002), Itália (2010) e Espanha (2014), como uma campeã que cai na fase de grupos do Mundial seguinte. A Alemanha dá uma sensação de alento, de algo a melhorar, já a Argentina, só se fizer um transplante de alma nessa seleção praticamente aniquilada por um técnico péssimo e dirigente incompetentes/corruptos.

tite costa rica 300x200 - Rússia 2018, dia 11: está chegando a hora de separar homens de meninos
O Brasil de Tite chega à última rodada da fase de grupos sem a certeza da classificação | Reprodução

Pela primeira vez desde que vejo Copas do Mundo, o Brasil vai para a última rodada podendo não se classificar. E também pela primeira vez, talvez se classifique como 2º colocado no grupo. É muito pouco provável que o Brasil não se classifique, mas o jogo contra a Sérvia, ainda mais por estar mordida pelo jogo histórico contra a Suíça, deve “machucar” a Seleção. E o tal “psicológico”, que nunca foi o nosso forte, mas ultimamente vem se tornando nosso mais que evidente ponto fraco, vai precisar estar em dia. Curioso que até o início dessa Copa, era uma das grandes qualidades do Tite.

Por outro lado, há quem diga que a Copa só começa nos jogos eliminatórios, mas eu entendo que um pouco de sofrimento na fase de grupos edifica o caráter e não faz mal a ninguém. A Bélgica, por exemplo, que já chegou badalada e pegou duas babas do quiabo, será que virou favoritaça por isso? Companheira de grupo, a limitada Inglaterra já disparou goleadas e tem o artilheiro do campeonato.

E Portugal, quem diria, tão bem falado em virtude do incontestável melhor do mundo, num dia em que tudo der muito errado, pode ser eliminado pelo Irã! A grande surpresa da Copa pra mim, é o México. Que pode ser o adversário do Brasil nas oitavas, um presente dos deuses, pois é sempre bom jogar contra um time que apresenta essa inferioridade reverencial.

Quando os 16 se juntarem, a Copa irá separar os homens dos meninos. Ainda haverá cruzamentos “meia boca” nas oitavas, mas a partir das quartas, aí não tem jeito, é a hora de ver quem tem mais garrafa vazia pra vender.

Brasil, Bélgica, França e Espanha merecem um olhar mais cuidadoso. Alemanha precisa crescer na competição. Portugal e Uruguai correm por fora. O resto? Muito obrigado por ter participado!

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Randall Neto
Randall tem 45 anos, é brasileiro sem orgulho nem preconceito, com algum amor, sim senhor. Tem dois filhos, torce pela Argentina e ainda acha que dá pra empatar o jogo contra a Itália de 82. Escreve sobre Copas do Mundo desde 2002.