Saman Gunan, 38 anos, havia tirado férias para participar voluntariamente do difícil resgate do grupo. Algo deu errado para ele dentro da caverna

O resgate dos garotos e do treinador do time de futebol presos em uma caverna da Tailândia foi concluído com muito sucesso.

Independentemente do que ainda na vida dos personagens envolvidos e de suas famílias, um nome não poderá mais ser esquecido: Saman Gunan, 38 anos, o mergulhador que tirou férias para participar voluntariamente do difícil resgate do grupo em Tham Luang e teve um destino infeliz.

tailandia saman gunan 533x300 - Resgate na caverna da Tailândia: o homem que deu a vida pelas crianças
Saman Gunan, em filmagem durante a operação de resgate na caverna ao norte da Tailândia: morte heroica | Reprodução

Saman morreu quando retornava de uma tarefa de suporte – o fornecimento de cilindros de oxigênio tanto para os socorristas como para as vítimas. Além dos que se habilitaram para trazer o grupo, havia também vários mergulhadores que cuidavam dessa força de apoio num trajeto longo e sinuoso de 1,7 quilômetro da base até o ponto-chave.

Foi nesse trajeto que algo deu errado para Saman Gunan. Algum defeito em seu próprio abastecimento de oxigênio, falta de ar no ambiente ou simplesmente mal súbito. O fato é que o mergulhador parou de respirar e não pôde ser reanimado.

tailândia funeral 548x300 - Resgate na caverna da Tailândia: o homem que deu a vida pelas crianças
Membros das Forças Armadas tailandesas carregam urna com o corpo de Saman Gunan para ser transportado em helicóptero | Reprodução BBC

Assim como há em todos os países os monumentos aos heróis anônimos das guerras, o ex-membro da Marinha tailandesa com certeza merecerá um lugar de honra entre os grandes homens de sua nação e do mundo, por ter dado a vida por uma causa tão nobre.

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, já ordenou que se preste ao mergulhador todas as honras e que sua família seja assistida da melhor forma possível.

Saman Gunan era um amante dos esportes. Praticante de triatlo, gostava de correr, pedalar e nadar.

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates