quinta-feira, outubro 1, 2020

Remédio promissor na França, vacina na Rússia e cura centenária em Manaus | 30/5

Um remédio animador para casos graves, uma vacina entrando em teste clínico na Rússia e uma senhorinha saindo de uma prova de fogo aos 105 anos

As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

O medicamento anakinra, indicado geralmente para tratar doenças reumáticas, apresenta resultados “encorajadores” contra formas graves da covid-19. O remédio reduz o risco de morte e a necessidade de respiração artificial, de acordo com um estudo francês. O resultado foi publicado na revista especializada The Lancet Rheumatology. O reumatologista Randy Cron, da Universidade do Alabama (Birmingham, EUA), escreve em seu comentário que a “redução significativa da mortalidade associada ao uso de anakirna contra a covid-19 neste estudo é encorajadora”. Ele destaca o “perfil de segurança favorável” deste medicamento bem conhecido dos reumatologistas e normalmente utilizado no tratamento de artrite reumatoide.

Mulher de Manaus é a pessoa mais velha do País a se curar de covid-19

Arminda Santos, de 105 anos, teve alta nesta sexta-feira, 29/5, da enfermaria da Fundação Doutor Thomas, em Manaus, depois de se recuperar da covid-19. Além dela, outros 14 idosos venceram também a doença e foram liberados pela equipe médica, zerando o número de internados na instituição. Arminda reside lá há 34 anos e comemorou seu aniversário de 105 anos durante a internação, no dia 12 de maio. Com hipertensão e cega em decorrência de diabetes, a idosa ficou 30 dias em estado grave.

Rússia é mais um país a se aproximar da fase de testes clínicos de uma vacina

Cientistas russos planejam iniciar testes clínicos dentro de duas semanas com uma vacina para combater o novo coronavírus, informou o ministro da Saúde do país neste sábado, 30/5. A Rússia tem o terceiro maior número de infecções por coronavírus do mundo, depois dos Estados Unidos e do Brasil, e autoridades do Kremlin disseram que os pesquisadores do país estão trabalhando em quase 50 projetos diferentes de vacinas.

E se você estiver imunizado ao coronavírus sem ter sido infectado? Isso pode ser possível

Enquanto no Brasil a população vive o auge do problema, com milhares de mortes por semana, em outros continentes, depois do pior do surto, a ciência começa a buscar respostas para questões importantes, como a imunidade ao novo coronavírus. E algumas questões muito complexas e ainda misteriosas começam a ganhar artigos científicos como pretensas respostas. Uma delas é o porcentual de pessoas que precisam estar imunizadas para que a curva caia ou não surja uma segunda onda. Confira clicando no título da chamada.

Paulistanos terão quarentena até a metade de junho, mas prefeitura deixa para comércio reabrir antes

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), prorrogou a quarentena por causa do novo coronavírus na cidade de São Paulo até 15 de junho. Até lá, a prefeitura deve receber e avaliar pedidos de reabertura de atividades não essenciais, como shoppings, galerias, comércio e serviços. A Prefeitura não soube informar quanto tempo levará essa avaliação, mas disse esperar que estabelecimentos abram antes de 15 de junho.

Compositor Evaldo Gouveia, autor de “Sentimental Demais”, morre vítima do novo coronavírus

O compositor cearense Evaldo Gouveia morreu aos 91 anos, na sexta-feira, 29/5, em Fortaleza, em decorrência da covid-19. A informação foi confirmada pelo biógrafo do artista, Ulysses Gaspar. Autor de Sentimental Demais, que foi eternizada na voz do cantor Altemar Dutra, e do samba-enredo “O Mundo Melhor de Pixinguinha”, entre outras canções, Gouveia teve sua obra bastante interpretada e revisitada. Ele também fez parte do lendário Trio Nagô, ao lado de Mário Alves e Epaminondas Souza.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates