“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Pais investem na criatividade para convencer filhos a usar máscaras e se proteger 

Quem tem filho pequeno sabe da dificuldade que é para as crianças aceitarem usar máscaras de proteção quando precisam sair de casa. Foi aí que um casal de Curitiba teve uma ideia: Glauber e Taisa criaram uma proteção facial diferente para o pequeno Theo. Era uma máscara com viseira e um layout que o fizeram parecer um mini super-herói saído das HQs. A iniciativa da família deu tão certo que se transformou em fonte de renda. Mais: a cada cem unidades vendidas, dez outras são doadas para instituições de caridade.

Mesmo imperfeito, isolamento social reduziu alcance da pandemia no Brasil pela metade 

Ele já não existe mais como deveria, porém os efeitos de quando era levado a sério foram sentidos: estamos falando do isolamento social. Um estudo envolvendo pesquisadores de 15 instituições brasileiras e britânicas divulgado nesta quinta-feira, 23/7, pela revista Science mostra que a medida, mesmo com problemas e falhas, reduziu pela metade a taxa de transmissão da covid-19 no País. O estudo sobre o Sars-CoV-2 é o de maior abrangência nacional, em 22 Estados e 84 municípios brasileiros.

Contaminação ocorre muito mais entre familiares do que com contatos fora de casa

A contaminação por covid-19 é mais provável entre moradores de uma mesma casa do que em contato com pessoas fora dela, de acordo com estudo publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A pesquisa estadunidense mostrou que apenas duas em cada cem pessoas infectadas haviam contraído o vírus em contatos fora de casa, enquanto uma em cada dez pessoas ficaram doentes com suas próprias famílias.

Favelas cariocas se unem para criar painel próprio para números da covid-19

Um grupo de coletivos e organizações da sociedade civil se uniu no Rio de Janeiro e lançou o Painel Unificador Covid-19 nas Favelas para o monitoramento da doença em 36 comunidades cariocas. Nessas áreas, o número de casos chega a 5.410. São levadas em conta autodeclarações de sintomas. A iniciativa conta com apoio da Fiocruz e de agentes internacionais e envolvem pelo menos 14 movimentos sociais. A plataforma mostra que o Complexo da Maré — onde a única UPA para cerca de 140 mil moradores chegou a ter corpos de vítimas estocados em abril — lidera o ranking, com 112 mortes e 1.353 casos.

Com mais de 82 mil vítimas, Ministério da Saúde gastou menos de 30% da verba liberada


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates