“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

A importância da fase 3 para que haja uma vacina disponível a toda a população

“Uma vacina ineficaz é pior do que nenhuma”. A frase é de Ian Jones, professor de Virologia da Universidade de Reading, na Inglaterra, a uma entrevista para a rede BBC. O contexto disso é que muitos especialistas em diferentes partes do mundo estão preocupados com a vacina aprovada na Rússia, que não foi testada em milhares de pessoas para determinar sua eficácia e segurança, processo que ocorre nos ensaios clínicos da chamada fase 3 do desenvolvimento da vacina. Entenda por que essa fase é essencial para que a vacina seja segura.

Terapia com células-tronco para recuperar lesões em pulmão causadas pela covid começam no Brasil

O Brasil deve começar dentro de algumas semanas seu segundo teste clínico de terapia celular para aliviar a inflamação e as lesões pulmonares causadas pela covid-19. Após o início de um teste de fase inicial no Paraná, um grupo de São Paulo planeja recrutar 90 pacientes em estado grave para uso das células-tronco mesenquimais (MSC). Terapias desse tipo já passaram pela fase 2 (avaliando segurança e eficácia preliminar) em testes na Espanha e nos EUA. As iniciativas brasileiras estão em etapas mais iniciais.

OMS pede atenção a apelo de pacientes que sentem efeitos prolongados da infecção pelo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) entrou em contato com um grupo de pacientes que sofrem com os efeitos de longo prazo do novo coronavírus. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que os pacientes pediram por reconhecimento, reabilitação e pesquisa. “Ainda sabemos relativamente pouco sobre os efeitos de longo prazo”, apontou o diretor-geral. Outro ponto que a OMS pediu que a ciência compreenda melhor é a transmissão e os efeitos da Covid-19 entre crianças pequenas.

Ranking de testes por unidade federativa coloca DF em 1º e Pernambuco em último lugar

Cerca de 13,3 milhões de brasileiros — ou 6,3% da população — já tinham sido testados para a covid-19 até julho, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-Covid19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O destaque negativo ficou com Pernambuco, que realizou testes em apenas 4,1% da população, é a pior unidade da Federação no quesito. O Estado é o 4º do País com mais mortes registradas pela doença.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa  — #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates