“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

De Singapura, a boa notícia: células T podem garantir imunidade longa ao coronavírus

Nas idas e vindas que estudos simultâneos e em desenvolvimento recente provocam, cientistas de Singapura publicaram nesta semana um estudo na revista Nature indicando que a imunidade contra a doença pode durar um longo período. Eles analisaram amostras de sangue de 23 pessoas que se recuperaram da Sars (síndrome respiratória aguda grave) na pandemia que aconteceu em 2003 e observaram que elas ainda estão imunes contra a doença. Segundo a pesquisa, o que garantiu a imunidade não foram anticorpos, mas sim as células T, um outro tipo de mecanismo de defesa do nosso corpo.

Estudo em ratos indica: derivado da maconha é esperança contra reação mais perigosa da covid-19

Um estudo nos Estados Unidos mostrou que o canabidiol (CBD), um derivado da maconha, apresentou bons resultados em ratos com doença com síndrome respiratória aguda grave (Sars), causada por um vírus muito parecido com o coronavírus causador da covid-19. O CBD reduziu a “tempestade de citocinas”, um efeito colateral da defesa imunológica do corpo, que causa inflamação em vários órgãos, problemas de oxigenação no sangue e consequências pulmonares. Cientistas creem que efeitos possam ser os mesmos em humanos.

OMS considera que o Brasil atingiu estágio de “platô” na pandemia

A epidemia do novo coronavírus atingiu um estágio de platô no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “O aumento de casos no Brasil não é mais exponencial, atingiu um platô”, disse o responsável de emergências sanitárias da OMS, Michael Ryan. A taxa de reprodução do vírus, que mede o número de novas pessoas contaminadas a cada pessoa infectada, que estava superior a 1,5 ou até a 2 dois meses atrás, agora se mantém entre 0,5 e 1,5 nas diferentes regiões do Brasil, explicou Ryan, que vê o momento como oportuno para controlar as infecções.

Como o Chile mudou sua estratégia contra a doença após ter disparada de casos e mortes


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates