“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Pesquisadores de SC analisam tecnologias que se popularizaram com a pandemia 

Professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estão analisando produtos criados com o objetivo de evitar a proliferação do novo coronavírus. Até agora foram analisadas três invenções: o uso de luz ultravioleta para inativar o vírus; o termômetro infravermelho, já popularizado na frente de lojas e agências bancárias; e tecidos com nanopartículas que tem propriedades antivirais, utilizados em roupas e máscaras de proteção. Clique no título para ter acesso à íntegra da matéria.

Pesquisa conclui que algumas pessoas têm defesas contra a doença sem terem sido infectadas

Um estudo publicado na revista científica Nature na última semana mostrou que algumas pessoas têm algum tipo de imunidade contra o novo coronavírus mesmo sem terem sido infetadas. A principal hipótese é que essas pessoas tenham sido expostas anteriormente a coronavírus endêmicos, o que geraria algum tipo de reatividade cruzada. “Quase todas as pessoas tiveram algum encontro com um coronavírus e, como fazem parte da mesma família, existe uma imunidade reativa cruzada”, disse Amesh Adalja, da Universidade Johns Hopkins (EUA).

A gripe espanhola também teve seus remédios milagrosos. Conheça essa história

A gripe espanhola, que assolou as principais cidades brasileiras em 1918, como proferiu Carlos Seidl, então diretor-geral de Saúde Pública (cargo equivalente na época ao de ministro da Saúde), quando a gripe ainda não havia chegado ao País, tratava-se de uma doença “sem causa específica”, em cujo combate eram “recomendadas” algumas práticas “aconselhadas” por vários clínicos, porque “pareciam” garantir “certa imunidade”. Em outras palavras, pouco ou nada existia para tratar as causas da influenza. Mas isso não impediu a busca por medicamentos e curas milagrosas.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates