Parece a mesma coisa que deputado estadual, mas não é. No voto para a Câmara dos Deputados, o/a eleitor/a precisa ser ainda mais afinado ideologicamente com seu candidato, porque é daquela Casa que sairão praticamente todas as leis que podem mudar os rumos do País. E, claro, você como cidadã ou cidadão, quer alguém que lhe represente. 

Por isso, o portal Estádio das Coisas escolheu cinco sugestões, cada uma de acordo um espectro ideológico (esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e direita). É uma definição subjetiva: novamente, como na lista para deputados estaduais, é preciso alertar que não estão aqui todos os bons candidatos (mesmo porque foi preciso escolher apenas um de cada espectro).

Mas é preciso confessar também que não foi fácil peneirar bons nomes, ou pelo menos, que convencessem nossa equipe. Em outras palavras, o nível médio dos candidatos precisa melhorar. Mais do que isso, porém, o nível (baixíssimo) da bancada goiana atual mostra a necessidade de renovar. Por isso a lista só tem candidatos que nunca tiveram mandato. Estão aí cinco nomes, para todos os gostos.

Em quem votar para a Câmara dos Deputados?

esquerda

pantaleão e1538705537204 - Para renovar: 5 sugestões para deputado federal, da esquerda à direitaPANTALEÃO
PSOL
 5   0   0   0 

Militante histórico da esquerda e referência como educador para várias gerações, o professor Reinaldo Assis Pantaleão tem a luta contra as injustiças como missão de vida. Propõe, a partir de uma candidatura construída coletivamente, a constituição de um mandato a serviço da classe trabalhadora como contraponto às bancadas ruralistas e a serviço dos grandes empresários. Sempre fiel a seus princípios, tem como seu slogan de campanha “só a rebeldia conserta este mundo”.


centro-esquerda

zé do carmo - Para renovar: 5 sugestões para deputado federal, da esquerda à direitaZÉ DO CARMO
PT
 1   3   1   4 

A luta contra todas as formas de desigualdade que oprimem o ser humano é a razão maior e a “causa a ser defendida” pelo advogado Zé do Carmo em seu eventual mandato. Pode-se dizer que ele é um herdeiro político do professor Pedro Wilson – ex-deputado e ex-prefeito de Goiânia, principalmente por sua atuação na área dos direitos humanos e dos movimentos sociais – especial o dos trabalhadores sem terra. Nascido na cidade de Goiás, tem como único partido em sua trajetória o PT, do qual foi fundador. É defensor de uma reforma agrária ampla no País.


centro

zé frederico - Para renovar: 5 sugestões para deputado federal, da esquerda à direitaZÉ FREDERICO
REDE SUSTENTABILIDADE
 1   8   0   8 

Nome indicado pelo movimento Acredito, que objetiva a renovação da política, especialmente no Legislativo. Faz uma campanha inovadora, com uma bem-sucedida arrecadação via internet (crowdfunding) e se apresentando com o que sua equipe chama de currículo, em vez dos tradicionais santinhos. Graduado pela Universidade Es­tadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, e mestre em políticas pú­blicas pela Universidade de Har­vard (EUA), tem a educação como bandeira primordial de seu trabalho como deputado federal.


centro-direita

dante volei e1538704424996 - Para renovar: 5 sugestões para deputado federal, da esquerda à direitaDANTE VÔLEI
MDB
 1   5   1   8 

Um mandato a serviço do esporte como base para formação do caráter, dos princípios da disciplina e do espírito de coletividade. É o que propõe, como carro-chefe de campanha, o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, Dante Amaral. Ele credita tudo o que se tornou como profissional e ser humano à prática esportiva e diz que isso é algo fundamental na formação de qualquer cidadão. Tem como reduto eleitoral Itumbiara, sua cidade natal, de onde saiu para ganhar medalhas olímpicas e campeonatos mundiais.


direita

zachariuas calil 261x300 - Para renovar: 5 sugestões para deputado federal, da esquerda à direitaZACHARIAS CALIL
DEM
 2   5   8   0 

O médico cirurgião Zacharias Calil é reconhecido no Brasil e no exterior por seu trabalho bem-sucedido em cirurgias de separação de irmãos siameses. Em Brasília, quer lutar contra a corrupção e viabilizar recursos para a construção de um hos­pital pediátrico de grande porte em Goiás, um sonho pessoal e que se daria em “moldes de primeiro mundo”. Critica a redução de verbas para pesquisas científicas e para a cultura e diz que é necessário que o País invista mais em saneamento e meio ambiente.

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates