Trump suspende ajuda a OMS para tentar jogar nela a culpa pelas mortes nos EUA

Artigo do colunista Jamil Chade faz uma retrospectiva sobre como se comportou Donald Trump – que ontem anunciou corte da verba estadunidense para a Organização Mundial da Saúde (OMS) – desde as primeiras notícias sobre o novo coronavírus. Para o articulista, a atitude radical do presidente dos EUA é um esforço para querer se descolar da culpa pelas perdas de vidas depois de por muito tempo ter menosprezado a gravidade do problema.

Periferia concentra óbitos em SP e pode mostrar tendência de disseminação em outros Estados

Levantamento da Secretaria de Saúde da capital paulista sobre mortes confirmadas ou suspeitas de coronavírus entre 23 de março e 11 de abril mostra que a periferia já concentra a maioria das ocorrências. A doença chegou ao Brasil em São Paulo, trazida por pessoas das classes A e B que voltavam da Europa e dos EUA, mas os dados mostram que os mais pobres começam a ser mais afetados. A tendência é de que infelizmente o quadro se repita nos demais Estados.

Veja quem são os nomes cogitados para substituir Mandetta no Ministério da Saúde

A demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), é dada como praticamente certa e o próprio já vem fazendo uma espécie de discurso de despedida. Nos bastidores, já há especulações várias sobre quem poderia sucedê-lo. O problema é não aumentar o desgaste que a saída certamente provocará no governo Bolsonaro. Saiba sete nomes que são citados – embora alguns estejam quase descartados por não unir o ambiente técnico com o político.

Em dez dias, Brasil pode ter aumento de 50% no número atual de casos da doença

Até dia 25 de abril, o número de casos confirmados da covid-19 pode aumentar 50% no Brasil e chegar à casa dos 40 mil. A projeção é de um grupo que reúne pesquisadores da USP, PUC, UFRJ e Fiocruz, dentre outras instituições, e que vem fazendo projeções regulares sobre a epidemia.  Num cenário mediano, o número de casos chegaria a 38 mil e, sendo mais otimistas, pelo menos 36 mil casos. O grupo crê que os casos oficiais representam apenas 8% do total real.

Cientistas brasileiros reduzem 94% da carga viral da covid-19 com remédio já existente

Testes laboratoriais feitos por pesquisadores brasileiros com um medicamento – cujo nome não foi revelado – que já é vendido em farmácias reduziram em até 94% a carga viral do Sars-CoV-2, o novo coronavírus. Os pesquisadores são do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com sede em Campinas (SP). Governo federal autorizou testes em pacientes infectados.

A história do pedreiro que passou 16 horas na fila da Receita Federal e causou comoção no Rio

Raimundo Nonato de Souza é um nome comum no Nordeste. O pedreiro maranhense de 55 anos que chegou ao Rio em 1991 deve ter milhares de homônimos pelo Brasil inteiro. Mas nesta quarta-feira (15/4), ele saiu do anonimato para comover o País ao relatar o drama de quem passou a noite no posto da Receita Federal de Madureira para poder regularizar seu CPF e receber a ajuda emergencial do governo. Depois de 16 horas e mobilizar a solidariedade das pessoas – não sem partilhar o que ganhou –, ele foi atendido.

Justiça suspende exigência de regularização do CPF para quem precisa do auxílio emergencial de R$ 600

O juiz federal Ilan Presser, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), suspendeu a exigência de regularização do CPF para que a pessoa possa receber o auxílio emergencial de 600 reais. A regularização do documento é uma das exigências da Receita Federal para a pessoa ter direito ao pagamento. O magistrado tomou a decisão ao analisar uma ação apresentada pelo governo do Pará.


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates