Tocantins registra 1ª morte e agora todos os Estados tem mortes por coronavírus

Uma servidora da Secretaria de Saúde de Palmas se tornou a primeira vítima da covid-19 no Tocantins. Francisca Romana Sousa Chaves tinha 47 anos e estava internada desde 18 de março em um hospital particular. Conhecida como Dona Romana e muito querida entre seus colegas, ela sofria de hipertensão. Era o único Estado brasileiro onde o novo coronavírus não tinha causado morte.

Pela primeira vez, Brasil confirma mais de 200 óbitos em um só dia

Desde o começo da ocorrência de casos de covid-19, pela primeira vez, nesta terça-feira (14/4), o Brasil registrou mais de 200 mortes em apenas um dia. O total de casos ultrapassou 25 mil, com novas 1.832 confirmações. Entre segunda e terça-feira, o País também ficou entre os dez países com o maior números de óbitos. O Tocantins é o único Estado a não ter registro de perda de vidas pela doença.

Pastor desafiou regras de distanciamento social para manter igreja aberta. Morreu de covid-19

Um religioso contestando as orientações de distanciamento social por conta da pandemia e mantendo a igreja aberta. A despeito das normas estabelecidas, isso acontece no Brasil e no mundo todo. Nos Estados Unidos, Gerald Glenn, líder de uma igreja evangélica no Estado da Virgínia, disse que seguiria pregando, “a não ser que estivesse na cadeia ou no hospital”. Fez a declaração em 22 de março. Dias depois, foi diagnosticado com covid-19 e morreu sábado.

Recuperados de Covid-19 recebem apelo da USP para doarem sangue para novo tratamento

A Universidade de São Paulo (USP) buscando pessoas que venceram a COVID-19 para que doem sangue em prol do tratamento com plasma convalescente, que pode beneficiar pacientes com casos graves da doença, reduzindo seu tempo de internação e até evitando a ida para a UTI. A iniciativa é do hemocentro da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto.

Médica referência em UTI diz que cloroquina não pode ser vista como salvação contra coronavírus

Em entrevista esclarecedora, Ludhmila Hajjar, diretora de Ciência e Tecnologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e professora do Instituto do Coração (Incor), diz que há otimismo exagerado em relação à cloroquina e que jamais a adotaria para casos leves. A médica é uma das pessoas cotadas para substituir Luiz Mandetta no Ministério da Saúde, mas lamenta que a cloroquina – defendida por Jair Bolsonaro – tenha virado uma pressão de âmbito nacional.

Um cientista fez texto com 10 boas notícias sobre o coronavírus em fevereiro… e se mantém otimista

O espanhol Ignacio López-Goñi diz que em tempos de crise “todos nós precisamos ver a luz no fim do túnel”. No fim de fevereiro, quando a pandemia ainda começava sua expansão pelo mundo, ele escreveu um texto que, a partir de evidências científicas, fizesse as pessoas se encorajarem diante do vírus. Apesar de menos de dois meses serem muito no tempo atual, o texto do cientista ainda é pertinente. Leia clicando no título em verde.

Rio Grande do Sul fará 25,4 mil testes rápidos para Covid-19 em todas as cidades do Estado

Será a primeira unidade federativa do Brasil a aplicar os testes rápidos de forma extensiva. O governo gaúcho dará prioridade a profissionais da saúde e da segurança, agentes penitenciários e pessoas que tiveram contatos com pacientes infectados.  A amostragem será acompanhada e seus resultados ajudarão a guiar as decisões políticas sobre a flexibilização nas restrições de distanciamento social no Estado.

Usar máscaras pode salvar muitas vidas: veja vídeo que mostra como elas reduzem a chance de contágio

Vídeo mostra como o uso da máscara pode reduzir risco de contágio em uma simples conversa entre duas pessoas. Goiás, Mato Grosso e outras unidades federativas passarão a adotar a norma em breve. Sair às ruas de máscara é um costume em muitos países asiáticos mesmo antes da pandemia e agora virou questão de vida ou morte – um gesto importante de preocupação com a própria integridade e a vida do próximo.


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates