As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
O governo federal enviou resposta à embaixada britânica e ao presidente do laboratório AstraZeneca aceitando a proposta de acordo de cooperação no desenvolvimento tecnológico e acesso do Brasil à vacina para covid-19 que está sendo produzida em conjunto com a Universidade de Oxford. O acordo prevê a compra de lotes da vacina e da transferência de tecnologia. Caso seja demonstrada a eficácia, serão 100 milhões de doses à disposição da população brasileira, com previsão para disponibilidade a partir de dezembro.
Rony Cley Caetano, policial civil de Cuiabá, se infectou com o novo coronavírus. Não possuía nenhuma comorbidade e se contaminou no trabalho. Ficou internado em uma UTI, onde chegou a usar 100% da máquina de respiração, pelo estado de saúde em que se encontrava. Intubado, teve os rins paralisados. Fez hemodiálise e recebeu transfusão de sangue. Depois de 38 dias, Rony, casado e pai de dois filhos, recebeu alta na sexta-feira, 26/6. Equipe médica e colegas policiais lhe fizeram uma homenagem na frente do hospital.
Brasil pede para participar de iniciativa liderada pela OMS para a produção de vacina
Após dois meses, o Brasil pediu para fazer parte da iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a produção da vacina contra a covid-19. Clique sobre o título para ter acesso ao vídeo. Em carta, revendo posicionamento anterior em que seguia a linha antiglobalista, o País se coloca à disposição para cooperar. O Itamaraty não havia anunciado publicamente o envio da comunicação. Com isso, o governo brasileiro vai ter de dispor de algum tipo de recurso – financeiro ou científico – para a colaboração.
Estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que o número de raios diminuiu na capital paulista em 20% no período inicial da quarentena. Segundo o cientista Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica da instituição, a redução decorre da diminuição da poluição atmosférica no período, com a redução de veículos nas ruas. A conclusão foi que o contrário ocorreu com os relâmpagos – que ficam dentro das nuvens e não chegam ao solo -, que aumentaram no mesmo período.
Argentina prepara volta a isolamento rígido para evitar aceleração de casos e mortes
Buenos Aires e os arredores da capital vão retornar a um estágio rígido de isolamento obrigatório na primeira metade de julho. O governo tenta reduzir a aceleração das infecções pela covid-19 que ocorreram nas últimas semanas. Até sexta-feira, 27/6, a Argentina registrava um total de 52.457 casos, com 1.167 mortes, números consideravelmente inferiores aos de alguns países vizinhos sul-americanos, mas que poderiam crescer exponencialmente em julho, segundo especialistas.
Jornalista morre vítima do novo coronavírus depois de ter debochado da doença
O jornalista esportivo José Francisco Ruiz morreu de covid-19, aos 75 anos, segundo informações da Rádio Nicarágua. O profissional nicaraguense costumava desdenhar da doença sempre que tinha oportunidade. Simpatizante do governo do ditador Daniel Ortega, ele dizia que o vírus poderia ser combatido facilmente “como os opositores”. “Veja como é maricas: morre com espuma de sabão”, declarou. Polêmico, chegou a relatar a receita que tinha contra a covid-19: “Faça gargarejo com água, sal e limão três vezes por dia. Tome banhos de água quente com folhas de eucalipto. Depois de quatro ou cinco dias, o vírus morre.”
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara