“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

OMS avaliza aceleração de burocracia para entregar vacina se testes forem seguros

Vacinas contra a covid-19 poderão ser aprovadas com mais rapidez após resultados de testes indicarem segurança na imunização, afirmou a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, nesta sexta-feira, 24/7. Swaminathan disse que os testes sobre a eficácia e segurança das vacinas – um processo que geralmente leva anos – poderão ser acelerados para seis meses em meio à pandemia, caso os dados tenham informação suficiente para emitir registros.

Teste desenvolvido por universidade da Austrália pode detectar covid-19 em 20 minutos

Pesquisadores de uma universidade australiana desenvolveram um teste que pode detectar o novo coronavírus em menos de vinte minutos. No Brasil, um outro tipo de testagem também promete ser bastante eficaz no combate à pandemia. Basta um pouquinho de sangue, e pronto. Está mais do que suficiente para que os pesquisadores comecem a procurar se o paciente está infectado ou não pela covid-19

Estudo indica quais tipos de máscara protegem melhor contra o coronavírus

Máscaras de tecido caseiras devem ter um mínimo de duas camadas – preferencialmente três – para prevenir a dispersão de gotículas virais do nariz e da boca, associadas à disseminação do novo coronavírus, indica um estudo de caso em vídeo publicado no site do jornal acadêmico Thorax. As gotículas virais são produzidas durante tosse, espirro e fala. Acredita-se que as máscaras faciais protegem as pessoas saudáveis de inalar gotículas infecciosas e, assim, reduzem a transmissão por parte daquelas que já estão infectadas.

Elevada a “remédio contra covid”, ivermectina passará a ter venda controlada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu a ivermectina na categoria de medicamentos submetidos a um controle especial. Houve um salto na demanda como um suposto tratamento à covid-19, apesar de não haver evidências de que ela é eficaz para esses fins. A agência então mudou as regras para sua compra: em vez de uma receita simples, o consumidor deverá ter uma receita branca especial em duas vias – uma ficará na farmácia. Cada receita terá validade de 30 dias e poderá ser usada uma única vez.

Técnicos do Ministério da Saúde alertaram cúpula sobre risco de desabastecimento de remédios 

No fim de maio, o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública, orgão técnico do Ministério da Saúde, alertou o comando da pasta sobre o risco de desabastecimento em todo o país de 267 insumos para o combate à covid-19. Entre os insumos estão, por exemplo, remédios necessários ao tratamento. O aviso foi feito em uma reunião na secretaria-executiva do ministério. Na ata, consta a orientação de “não fazer divulgação de dados” sobre o risco de desabastecimento.

Pandemia leva ao cancelamento do GP do Brasil de F1 pela primeira vez em 47 anos


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates