“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Filósofos discutem o que pode vir de bom para o mundo no pós-coronavírus

Não há dúvida de que o novo coronavírus é um desastre global que devasta vidas e economias. Quando ele for controlado, nenhum país e nenhuma comunidade sairá imune. Paradoxalmente, alguns acreditam que algo positivo poderia resultar dessa tragédia. Se há alguma certeza sobre a atual pandemia é a de que grandes mudanças estão chegando, algumas das quais já estamos sentindo, mas apenas começando a entender. Temos a capacidade de nos antecipar essas mudanças? Como poderíamos moldá-las para o benefício da humanidade? Três pensadores respondem.

Oxigenação extracorpórea vira tratamento alternativo para paciente de covid com cardiopatia

Oito pacientes com covid-19 internados pelo SUS em estado grave na UTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre receberam oxigenação por membrana extracorpórea (Ecmo) e a maioria teve resposta positiva ao tratamento. O projeto é voltado ao atendimento de pacientes com insuficiência cardíaca, mas teve agora seus esforços dirigidos também para pessoas com a doença. A Ecmo é uma técnica de circulação que usa uma espécie de motor para circular o sangue fora do corpo, e depois regressá-lo à corrente sanguínea.

Volta às aulas ou não, eis a questão: argumentos favoráveis e contrários ao retorno

Com as portas fechadas desde meados de março por causa da pandemia do novo coronavírus, escolas no Brasil enfrentam a indefinição sobre a retomada das aulas. Quais foram as experiências de reabertura em outros países? O que a ciência diz sobre reunir crianças e jovens dentro de salas? Os contrários à reabertura das escolas no Brasil durante a pandemia (e também quem é a favor) dão seus argumentos.

Golpes que usam o WhatsApp aumentam com a pandemia e visam auxílio emergencial

Foram 50 milhões de mensagens de fraude disparadas entre março e junho deste ano – 10 milhões a mais do que no mesmo período do ano passado. Os números são da PSafe, empresa dona de um aplicativo que detecta esse tipo de fraude. O golpe mais comum neste momento, de acordo com a startup, está relacionada com o auxílio emergencial. De acordo com as vítimas, fotos de redes sociais e informações pessoais são usadas para enganar amigos e familiares.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa  — #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates