Ao norte da cidade de Londres, em 6 de setembro de 1913, o Arsenal Football Club inaugurou um dos mais belos e importantes estádios de futebol da Inglaterra. Inicialmente chamado de Arsenal Stadium, logo ficou conhecido por Highbury Stadium, nome do bairro em que estava localizado.

Projetado por Archibald Leitch, um arquiteto escocês, foi durante 93 anos o estádio dos Gunners. Com cerca de 38 mil lugares sentados e um custo inicial de 125 mil libras, a fachada Art Déco do estádio ficava a apenas 20 metros da porta dos vizinhos, criando uma incrível atmosfera em dias de jogos do Arsenal na Avenell Road.

O último jogo do estádio foi em 7 de maio de 2006, pela Premier League, contra o Wigan Athletic. O Arsenal venceu por 4 a 2, com 3 gols do francês Thierry Henry, um dos maiores jogadores da história do clube. Na comemoração, Henry ajoelhou e beijou o gramado do estádio.

O estádio foi demolido em 2006, e transformado em um condomínio de apartamentos chamado Highbury Square. Apenas a fachada principal em estilo Art Déco foi preservada.

As unidades foram colocadas à venda em outubro de 2005 e, em pouco mais de seis meses, todas já estavam vendidas. Os cerca de 650 apartamentos foram entregues em 2010.

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Anderson Milhomem
Anderson Milhomem, 47 anos, publicitário, diretor de arte que tem o design como inspiração, a escrita como paixão e o Vila Nova como religião. Deus no céu e Bé na terra. Amém. @anderson_milhomem