As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante)

Primeira vacina testada em humanos gera resposta segura e positiva, garante laboratório dos EUA

A primeira vacina contra o coronavírus a ser testada em pessoas parece ser segura e capaz de estimular uma resposta imune contra o vírus, conforme anunciou nesta segunda-feira, 18/5, seu fabricante, a empresa Moderna. Os resultados são baseados nos resultados das oito primeiras pessoas que receberam duas doses da vacina, a partir de março. Voluntários saudáveis produziram anticorpos que foram testados em células humanas em  laboratório e se mostraram capazes de impedir a replicação do vírus — principal requisito para vacina eficaz.

Cientista brasileiro conduz terapia com anticorpos que promete ser atalho para controlar a covid-19

Um atalho para o controle da covid-19, em relação ao tempo necessário até uma vacina estar disponível. Esse é o objetivo da terapia de anticorpos, as proteínas de ataque do sistema imune. O brasileiro Michel Nussenzweig, cientista da Universidade Rockefeller, de Nova York, anunciou que já tem material com potencial de uso nesse sentido e pretende começar a testá-los em humanos até o início de setembro. “São anticorpos extremamente potentes e podem vir a ser usados de duas maneiras: para eliminar o vírus em pessoas muito doentes e para proteger pessoas não infectadas.

Espanha e Itália registraram, neste domingo, 17/5, os menores números de novos infectados pela covid-19 em 24 horas desde março. Na Espanha, foram 87 mortes confirmadas e 421 pessoas infectadas; já a Itália declarou 145 mortes e 675 pessoas contaminadas. Com esses registros em baixa, os governos planejam a retomada das atividades.

Especialista da USP defende fila única de acesso aos leitos hospitalares durante pandemia

Professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Gonzalo Vecina Neto defende a ideia de “porta única” para os pacientes de covid-19. A ideia é que, na iminência de estourar a capacidade de atendimento do setor público, os leitos privados sejam requisitados pelos governos estadual e municipal, o que está previsto pela Lei de Emergência Sanitária, de fevereiro deste ano.

Reino Unido treina cães para ajudar a detectar contaminados pelo novo coronavírus

O governo do Reino Unido autorizou a realização de testes com cães para saber se eles conseguem detectar pessoas com covid-19 e, a partir de então, treiná-los para a tarefa. O trabalho será liderado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. Seis cães – labradores e cockers – serão colocados em contato pacientes com o novo coronavírus em hospitais e serão ensinados a diferenciá-lo do cheiro de outras pessoas que não têm a doença. Se tudo der certo, 250 pessoas poderão ser “examinadas” em uma hora.

“Pensar em flexibilização, só depois que controlar contágio”, diz epidemiologista brasileiro na OMS

Localidades com crescimento de contaminação por coronavírus não devem nem pensar em retomar atividades econômicas. Somente com redução do número de infectados e sistemas de saúde preparados para receber novos pacientes isso deveria ser cogitado, e de forma cautelosa. A recomendação enfática é do médico sanitarista brasileiro e ex-presidente da Anvisa Jarbas Barbosa da Silva, diretor-assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço regional nas Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Trabalho científico mostra relação entre covid-19 e casos de acidente vascular cerebral (AVC)

Estudos realizados em pacientes com coronavírus apontam para a possibilidade de a covid-19 ser responsável por danos neurológicos nos pacientes, principalmente aqueles com agravos nos sintomas. Foi observado que pacientes de UTI não conseguiam respirar espontaneamente, além de apresentarem sinais de distúrbios neurológicos. Metade dos doentes piorou em pouco tempo ou morreu de insuficiência respiratória.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates