As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

A Universidade de Oxford anunciou ter descoberto a primeira terapia medicamentosa com resultado significativo contra a doença. O tratamento é à base de um remédio já bastante conhecido, o corticosteroide dexametasona. Clique no título desta chamada para ir a um texto em que você vai receber dez informações essenciais sobre o medicamento e sua aplicação para o tratamento da doença que se tornou a pandemia mais grave em um século.

Vacina produzida em Oxford deve imunizar pelo prazo de um ano, diz diretor de farmacêutica

A potencial vacina contra o coronavírus da AstraZeneca provavelmente fornecerá proteção contra a infecção por cerca de um ano, segundo informou o presidente da empresa, Pascal Soriot. A farmacêutica britânica já iniciou os testes em humanos da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, com um estudo de fase 1 no Reino Unido prestes a ser concluído em breve e um estudo de fase 3 já iniciado e que também deverá abranger testes no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Primeira pessoa do País internada em estado grave da covid-19 recebe alta em Brasília após 105 dias

A primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal recebeu alta hospitalar e permissão para ir para casa nesta terça-feira, 16/6. A liberação ocorre 105 dias após a mulher, de 52 anos, ter sido hospitalizada pela primeira vez para tratar da covid-19, da qual se curou em 9 de abril. A informação foi confirmada pelo Hospital Brasília, unidade onde ela foi transferida em 18 de abril para tratar complicações do quadro. A paciente foi o primeiro caso grave da doença no país e ficou quase três meses internada em uma UTI.

Corticoide não previne doença nem faz efeito para quem tem forma leve, alerta médico

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Clóvis Arns da Cunha, fez uma advertência sobre a dexametasona, o primeiro medicamente que realmente age sobre a covid-19. Ele a considerou um “grande avanço” no combate à doença, disse que a notícia é “muito boa” porque pela primeira vez, em seis meses de epidemia, há um “tratamento farmacológico que tem impacto na mortalidade”, mas o médico lembrou que na fase inicial da doença – ou seja, pacientes que apresentam tosse, geralmente perda de olfato, febre e dor muscular – o corticoide não mostrou benefício.

A pandemia de coronavírus trouxe à tona uma disputa latente entre a China e a Austrália que ameaça um fluxo de dinheiro bilionário. A China estaria usando o comércio para posicionar sua agenda política e mostrar seu descontentamento com a Austrália, que não quer demonstrar fraqueza e implementa um forte elemento nacionalista em seu discurso. Há preocupação sobre a direção que esta disputa está tomando e o aumento das tensões. Tudo começou quando a China lançou uma série de medidas de retaliação econômica por atitudes australianas que considerou “discriminatórias” no contexto da pandemia.

Aliado de Bolsonaro, deputado capitão da PM invade hospital e ameaça prender funcionários

Ardoroso defensor do presidente Jair Bolsonaro, o deputado estadual Capitão Alden (PSL), invadiu o hospital de campanha Riverside, em Lauro de Freitas (BA), região metropolitana de Salvador. Capital da PM, ele chegou à unidade armado e acompanhado de seguranças e ameaçou dar voz de prisão a servidores da saúde. Questionado depois, disse ter sido impedido de exercer seu “trabalho” de fiscalizar. O governo baiano lamentou o ocorrido.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates