As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Um projeto de pesquisa financiado de inovação para a indústria do Senai busca o desenvolvimento de um tecido de malha com propriedades antivirais que possa aumentar a proteção de máscaras e outros equipamentos de proteção individual. Tecidos desse tipo são chamados de funcionais, porque são fabricados com produtos químicos e materiais que acrescentam determinadas funções, como proteção contra raios ultravioleta ou ação antimicrobiana.
Pulseira “detectora de covid” é desenvolvida por empresa ítalo-americana
A startup ítalo-americana Empatica, focada em cuidados pessoais, anunciou uma parceria com a Autoridade Biomédica de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado (Barda) dos Estados Unidos para validar um sistema de detecção do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e de outras infecções respiratórias através de um bracelete. O sistema, chamado Aura, é completamente não invasivo, utilizando o software dos relógios inteligentes da Empatica e capacidades de inteligência artificial. A Aura permitirá uma visão contínua e em tempo real da probabilidade de infeção pelo Sars-CoV-2 antes que os sintomas apareçam, enviando um alerta para o usuário e para o seu médico
Pobreza não justifica incompetência no enfrentamento da crise do novo coronavírus
Na falta de uma coordenação centralizada do governo federal, o combate à pandemia se torna necessariamente um dever das autoridades locais. Se não há condições de adotar as mesmas medidas que Islândia, Nova Zelândia, Japão ou China – países com uma realidade muito diferente da brasileira -, não há motivo algum para não buscar inspiração em países de realidade mais próxima à brasileira, como Índia, Vietnã ou Colômbia, que estão conseguindo lograr êxito na missão.
“Se há metáfora na doença do coronavírus, ela não me parece estar na capacidade expansiva do vírus que importamos. Está nos riscos da contaminação dos espaços fechados, diminutos, como bolhas, onde há anos já passeamos com nossas fantasias antissépticas e ilusões de segurança.” Artigo Corrida para o shopping é sintoma de uma sociedade confinada há anos, do colunista Matheus Pichonelli (clique no título da chamada para ter acesso à íntegra).
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara