Todos sabem dos problemas por que passa a saúde no Brasil em tempos normais. E em período extraordinário como uma pandemia? Tudo poderia ser diferente, são muitos os desafios, mas não são só notícias ruins que compõem esse painel. Veja abaixo algumas das últimas notícias que mostram algum alento. Vamos lá!
(importante: clique no link sobre o título verde das notícias para acessar o conteúdo delas na íntegra)
1 São Paulo pode estar chegando à fase de platô da curva de infecção, acredita governo
O governo de São Paulo anunciou que o Estado está perto de atingir o platô na curva do coronavírus, o que ocorre quando a epidemia deixa de subir por um longo tempo, fazendo uma linha contínua, até o início de uma queda. Na última semana, registraram-se 144 mortes de paulistas a menos que na semana anterior, o que já seria um reflexo da chegada muito próxima a esse platô.
2 9 mil voluntários de 6 Estados participarão de testes com vacina chinesa no Brasil
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal vão participar dos testes da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac. Os 12 centros de pesquisa que farão parte desta fase de testes foram divulgados pelo governo de São Paulo na quarta-feira, 1/7. Os testes, liderados pelo Instituto Butantan, serão realizados com 9 mil voluntários.
3 Recife chega a 45 dias de redução no número de pacientes com o novo coronavírus
Recife encerrou junho com 5.182 novos casos de covid-19 registrados ao longo do mês. O número representa 21% dos 24.408 pacientes diagnosticados com a doença no Estado no período. Com isso, a cidade chegou a 45 dias de redução da notificação de pacientes com o novo coronavírus, conforme ressaltou a prefeitura do município, que considera a queda consistente dos indicadores um reflexo do engajamento da população recifense nas medidas de prevenção e no distanciamento social.
4 Goiânia registra menos casos e menos mortes nos últimos 7 dias em relação a período anterior
Números compilados pela plataforma CovidGoiás UFG mostram que, nos últimos sete dias (de 24/6 a 1/7), Goiânia registrou menos casos e menos óbitos do que em relação ao período anterior (de 17/6 a 24/6). O movimento se deu tanto em termos de desaceleração porcentual como nominal. O índice de casos e óbitos em relação ao total de Goiás também foi reduzido na última semana. Os dados podem ser indício de que a cidade esteja chegando na zona chamada de platô, sem mais subidas expressivas.
5 Indústrias brasileiras desenvolvem tecidos inteligentes para combater Sars-CoV-2
Desafiadas pela pandemia da covid-19, indústrias brasileiras intensificaram pesquisas e desenvolvimento de tecidos inteligentes, capazes de neutralizar o coronavírus e várias bactérias. Uma delas, a Rhodia do Brasil, criou um fio de poliamida antiviral e antibacteriano para confecção de tecidos para diversas aplicações, como vestuários e bancos de veículos. A startup Nanox desenvolveu um composto químico que, impregnado ao tecido, também evita a ação do vírus.
6 Hospital de campanha em Salvador será desativado após “boa performance” da rede de saúde
O Hospital de Campanha do Fazendão, que atende pacientes de baixa complexidade, crônicos e de longa duração sem suspeita ou confirmação da covid-19 em Salvador, encerrará as atividades no domingo, 9/7. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o motivo para o fechamento da unidade é a boa performance da rede estadual ao absorver a demanda.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara