Vídeos que viralizaram na internet mostram o que foi para os panamenhos chegar e estar na Copa do Mundo pela primeira vez

Como entender um time que está perdendo de 6 a 0 e que, ao fazer um gol, sua torcida vibra como se fosse a conquista de um título? Se você é brasileiro, pentacampeão mundial e vítima de um 7 a 1 na última Copa do Mundo, provavelmente não compreenderá; mas foi isso que sentiram os panamenhos quando Felipe Baloy desviou a bola para o gol no segundo tempo do jogo em que a Inglaterra já tinha feito seis gols sobre sua seleção.

Foi o primeiro gol do Panamá em Copas e a torcida soltou sua emoção em decibéis que os ingleses presentes não conseguiriam nem somando toda a meia dúzia de gols. Confira a alegria dos torcedores:

Parece comemoração de vaga na próxima fase, mas é só o gol de honra mesmo!

Na estreia, a lição de emoção ficou para a imprensa do país. Um vídeo de uma equipe de estúdio de uma TV panamenha indo às lágrimas durante a execução do hino nacional viralizou nas redes sociais:

Para eles, chegar até este momento já era uma vitória memorável

Dentro de campo, no mesmo momento, a comoção era dos jogadores. A primeira vez diante de um estádio lotado, em uma Copa do Mundo. O enredo convidava todos a amolecer o coração.

Román Torres, o capitão da seleção, vai às lágrimas durante o hino

Mas tudo começou nas Eliminatórias. Um gol no fim do jogo contra a Costa Rica, combinado à vitória de Trinidad y Tobago sobre os Estados Unidos e o Panamá estava na Copa! Duas narrações ajudam a entender (e não ter dúvida alguma) sobre o que significou a conquista da vaga para este pequeno país:

Neste o narrador pede até a celebração com a cerveja patrocinadora

E neste não dá para saber mais quem é o narrador e quem o comentarista…

O Panamá ainda joga contra a Tunísia no Mundial da Rússia. Por causa do nível do adversário, mais limitado do que Bélgica e Inglaterra, pode traçar outro objetivo, como conquistar o primeiro ponto ou até a primeira vitória.

Depois, se despede. Não se sabe quando o Panamá voltar a uma disputa assim. Mas deles fica, mais uma vez, a demonstração de que o futebol não é apenas futebol.

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates