As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Desde que o governo italiano encerrou a quarentena para conter o novo coronavírus, um reflexo do interesse das pessoas em evitar o uso de transporte público e uma resposta aos incentivos do governo na questão do meio ambiente foi o aumento nas vendas de bicicletas. Pelo menos 540 mil bicicletas foram vendidas em todo o país desde que as lojas reabriram no início de maio, um aumento de 60% em comparação com o mesmo período de 2019. Há também subsídio para quem quiser comprar bikes elétricas.
Ainda são apenas testes em profissionais da saúde, mas já há vacina contra a covid em uso no Brasil
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Lemann confirmaram que na capital paulista já estão sendo realizados os testes com a vacina ChAdOx1 nCoV-19, a aposta da Universidade de Oxford, no Reino Unido, contra a covid-19. O produto é um dos 141 candidatos cadastrados na Organização Mundial de Saúde (OMS) e está entre as 13 que já estão em fase clínica de testes em humanos no mundo. A vacinação ocorre em profissionais da saúde e também abrangerá o Rio de Janeiro.
Morcegos podem ser “inocentados” da culpa pelo surgimento do novo coronavírus. Entenda
Iroro Tanshi, doutoranda nigeriana na Universidade do Texas (EUA), está em um grupo considerável de cientistas que deseja corrigir a imagem negativa dos morcegos, piorada pela possibilidade de eles terem sido parte do início da pandemia. Ela afirma que pesquisas recentes mostram que, cerca de 40 a 70 anos atrás, o vírus Sars-Cov2 se separou do vírus encontrado em morcegos-ferradura, fornecendo evidências de que os morcegos podem não tê-lo transmitido diretamente aos seres humanos.
Por que taxa de ocupação de UTIs pode não significar tranquilidade na gestão da doença?
Usar apenas a ocupação de leitos para avaliar a gravidade da pandemia não é o mais recomendado. É que, entre outras razões, a taxa de pacientes de coronavírus nos hospitais pode cair sem que o número de internados tenha diminuído de fato – por exemplo, com o aumento de leitos disponíveis. Fenômenos ocorridos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina após a reabertura precoce do comércio mostram como isso tem ocorrido.
Pouco mais de cem dias após registrar os cinco primeiros casos de coronavírus, Curitiba passou de uma situação confortável para dramática em relação à pandemia. Até metade de maio, eram 600 casos de covid-19 e taxa de ocupação de UTIs de no máximo 50%. Com o surto controlado, a prefeitura relaxou as regras e permitiu a reabertura de shoppings e academias. O resultado: os casos quintuplicaram e os hospitais lotaram. Na segunda-feira, 22/6, eram 3.032 casos confirmados e 114 óbitos.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara