As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Repórter: “Do que o senhor sente mais saudade desde que começou a pandemia?”. Gilson Moura, 78 anos: “Eu sinto muita saudade de mim mesmo, eu vivo me buscando.” É para pessoas como o seu Gilson, em lares de idosos no Rio de Janeiro, que um grupo de voluntários está tendo um papel fundamental nessa pandemia. Desde abril, eles estão levando a companhia da música para pessoas que moram em asilos e ficaram ainda mais solitárias por conta do novo coronavírus. Clique no título, veja o vídeo e entenda como.

Capacete inventado por professor no Ceará pode evitar piora que leve a intubação

Um capacete de respiração assistida. Essa foi a saída encontrada no Ceará para evitar a piora do quadro do paciente a ponto de necessitar de uma intubação numa UTI. O aparelho, que utiliza um mecanismo de respiração artificial, possibilitando um tratamento menos invasivo, foi batizado como Elmo. Ele é o resultado de uma parceria pública e privada que envolveu oito entidades de ambos os setores. Os primeiros testes foram feitos em pacientes do Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza.

Médica conta como foi a experiência de tomar vacina contra o novo coronavírus

Residente de pneumologia no Hospital São Paulo, Amanda Maria Reis dos Santos, foi uma das voluntárias a tomar a  vacina experimental contra a covid-19. Ela contou como foi o processo e quais os próximos passos para se obter uma proteção real contra a doença. A médica tomou a vacina experimental na terça-feira 30/6 pela manhã, após se voluntariar. A vacina em questão está sendo desenvolvida no país em parceria com a Universidade de Oxford.

E se o risco de ter covid grave pudesse ser previsto por um exame de sangue?

exame do sangue de pacientes de covid-19 pode identificar quem tem maior risco de doença grave e maior probabilidade de precisar de um respirador mecânico numa UTI, sugere nova pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia (UVA), que foi compartilhada no site científico medRxiv.org. Os resultados do trabalho são preliminares e ainda precisam ser revisados ​​por pares.

Entrevista com Boaventura Santos: “O vírus é um professor cruel que nos ensina matando” 

Uma das grandes referências no mundo lusófono das ciências humanas e pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos acredita que o novo coronavírus é “um grande professor, porém cruel”. Em seu novo ensaio, A cruel pedagogia do vírus, ele afirma que a pandemia de covid-19 é a forma com que nosso planeta está dizendo um basta. Se a lição será aprendida? Para Boaventura, é uma grande incógnita.

Mundo bate recorde de casos de contaminação em período de 24 horas

Sem resultados, OMS suspende uso hospitalar contra covid de medicamentos destinados a combater o HIV

A OMS interrompeu seus testes com o medicamento combinado lopinavir/ritonavir, usado contra o HIV, em pacientes hospitalizados com covid-19, depois de não obter resultados com a redução de mortalidade. O órgão também confirmou a suspensão dos estudos com hidroxicloroquina — substância que já havia sido cortada provisoriamente dos testes. Decisão não afeta outros estudos em que os remédios são usados para pacientes não hospitalizados ou como profilaxia. Outros medicamentos continuam em análise pela entidade.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates