“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Mongólia, o vizinho da China que não teve nenhum caso de transmissão local no país
Conhecida como um dos últimos países de cultura nômade no mundo e por estar localizada entre dois gigantes – a Rússia e a China -, a Mongólia agora ganha destaque por sua estratégia bem-sucedida contra o coronavírus. O país ostenta um feito extraordinário: desde o início da pandemia, não registrou nenhum caso de transmissão local de covid-19 e nenhuma morte atribuída ao novo coronavírus. O segredo? Ter agido muito rapidamente, embora de forma discreta.
Estudo descarta contágio com coronavírus por meio de picada de mosquito
Um novo estudo da Universidade Estadual do Kansas (EUA) publicado na Nature concluiu que a covid-19 não é transmissível por picada de mosquito. Embora a OMS tenha declarado definitivamente que os mosquitos não podem transmitir o vírus, nosso estudo é o primeiro a fornecer dados conclusivos”, disse o pesquisador Stephen Higgs. O trabalho concluiu que mosquitos não podem transmitir a doença para humanos após testes apontarem que o novo coronavírus não é capaz de se replicar em três espécies comuns de mosquitos, entre elas o Aedes aegypti, vetor da dengue.
Com mais de 67 mil registros, Brasil bate de longe seu recorde diário de casos de covid-19
O Brasil bateu recorde de casos confirmados de covid-19 em um dia, com 67.860 registrados nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 22/7, pelo Ministério da Saúde. Antes, o maior aumento havia sido em 19 de junho, quando foram confirmados 54.771 diagnósticos em um só dia. Ao todo, o Brasil soma 2.227.514 casos e 82.771 vítimas fatais da doença causada pelo novo coronavírus.
Caos da pandemia no Equador fez mulher encontrar corpo do marido só 4 meses após a morte
No final de março, Guayaquil, no Equador, foi atingida violentamente por um surto de coronavírus. Com hospitais, necrotérios e cemitérios em colapso, os corpos começaram a se acumular nas ruas sem serem recolhidos. Em meio ao caos, dezenas de cadáveres foram empilhados em contêineres instalados em hospitais, enquanto pessoas vagavam para encontrar seus parentes mortos. Félix Merchán foi uma das vítimas. Sua esposa, Silvia Guzmán, procurou desesperadamente pelo ele, até sua identificação, quatro meses depois.
Justiça multa INSS, Caixa e União por falhar ao auxílio emergencial para indígenas
A Justiça Federal no Amazonas determinou multa diária de R$ 100 mil ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), à Caixa Econômica Federal e à União pelo descumprimento de uma série de medidas referentes ao acesso integral ao auxílio emergencial e a benefícios sociais e previdenciários a todos os povos indígenas, quilombolas e tradicionais do Estado. Segundo a decisão, que atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), os órgãos não cumpriram medidas anteriormente determinadas, em tutela de urgência, relativas à extensão de prazo e adequação do acesso a esses benefícios.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara