“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Efeitos positivos do uso da máscara podem ser ainda maiores, diz nova pesquisa

Uma pesquisa da infectologista Monica Gandhi, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, que será publicada no Journal of General Internal Medicine, mostra que os efeitos positivos do uso da máscara podem ser ainda mais abrangentes. Segundo o estudo, a proteção no rosto impede que o usuário tenha contato com cargas virais muito altas, o que influenciaria no nível de severidade da doença. “Quanto menos partículas no corpo, menos severa é a doença. E a máscara impede a absorção de grandes cargas virais. Ou seja, o seu uso aumentaria o nível de pessoas assintomáticas”, diz a pesquisadora.

UFG faz testes PCR em filhos de profissionais de atividades públicas essenciais

Crianças e adolescentes com parentes que trabalham na Segurança Pública ou Saúde podem fazer testes (swab nasal) para covid-19 de graça em Goiânia, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto, batizado de Tendinha, já analisou 135 pessoas entre 5 e 19 anos, das quais 40% foram casos positivos, a maioria assintomáticos. Coordenadora do projeto e diretora da Faculdade de Enfermagem, Claci Rosso acredita que a porcentagem mostra que essas pessoas atuam como transmissores mesmo sem sintomas.

Infectologistas querem aumentar uso do oxímetro para prevenir agravamento da doença

Um debate com médicos e autoridades de saúde, conduzido pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), discutiu o uso de oxímetro contra a covid-19 no Brasil. O aparelho mede a saturação de oxigênio no sangue e indica quando esses níveis estão em baixa. Uma das mais graves consequências da covid-19 é a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), responsável por grande parte dos óbitos. A meta é antecipar o atendimento a pacientes propensos a desenvolver o quadro – o oxímetro pode ser uma ferramenta poderosa.

Coronavírus já causou a morte de pelo menos 25 pediatras no Brasil, denuncia entidade

O Dia do Pediatra é comemorado em 27 de julho, mas este ano não houve nenhuma festa. Desde março, pelo menos 25 pediatras brasileiros morreram por complicações da covid-19. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) considera o número significativo, já que nesse período faleceram mais do que a metade da média de pediatras que geralmente morrem por ano. Isso fez com que a entidade enviasse ao ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello, um ofício alertando para os riscos a que estão expostos os profissionais que atuam na linha de frente contra a doença.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates