“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Estudo conclui que uso correto de máscara reduz gravidade da covid-19
Um estudo das universidades da Califórnia e Johns Hopkins, ambas estadunidenses, concluiu que, além de diminuir o risco de infecção, o uso de máscaras também reduz a carga viral à que as pessoas se expõem, podendo tornar a manifestação da doença mais branda ou mesmo assintomática. Liderada por Monica Gandhi, Eric Goosby e Chris Beyrer, a pesquisa indica que a exposição ao coronavírus sem consequências graves devido ao uso de máscaras pode gerar imunidade em toda a comunidade e reduzir a propagação do vírus.
Bolsonaro assina MP para liberar verba para produção da vacina de Oxford
O presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória que libera R$ 1,9 bilhão para viabilizar a produção de 100 milhões de doses da vacina em desenvolvimento pela Universidade de Oxford, em parceria com a empresa AstraZeneca, contra o novo coronavírus. A abertura desse crédito extraordinário segue agora para análise do Congresso Nacional, que terá até 120 dias para aprová-lo. Por se tratar de uma medida provisória, o dinheiro fica liberado assim que o texto for publicado no Diário Oficial da União.
Maior procissão religiosa nacional, Círio de Nazaré não terá peregrinação por conta da pandemia
A edição 228 do Círio de Nazaré não terá peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em virtude da pandemia de covid-19. A programação em novo formato foi anunciada pela Arquidiocese de Belém. As romarias costumam reunir multidões pelas ruas de Belém, sendo que na Grande Procissão, no segundo domingo de outubro, o público é de aproximadamente 2 milhões de pessoas.
Perda de olfato por covid pode ser permanente, indica pesquisa da USP
A perda de olfato causada pelo novo coronavírus pode ser permanente em alguns casos, indica estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que analisou a presença do sintoma em pacientes durante dois meses. A pesquisa foi conduzida pelo departamento de rinologia da instituição, que avaliou um grupo de pacientes que apresentou hiposmia (baixa sensibilidade olfativa) ou anosmia (diminuição ou perda absoluta do olfato) como sintoma inicial da covid-19.
Cientistas brasileiros confirmam reinfecção por coronavírus em paciente recuperada da doença
Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) conduzido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto confirmou, apesar de rara, a possibilidade de reinfecção pelo Sars-Cov-2, vírus causador da covid-19. Os pesquisadores identificaram a recorrência da doença em uma técnica de enfermagem de 24 anos, que testou positivo para o novo coronavírus duas vezes no intervalo de 50 dias. A conclusão é que “a constatação traz implicações clínicas e epidemiológicas que precisam ser analisadas com cuidado pelas autoridades em saúde”.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara