* As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), laranja (neutra ou de alerta) ou vermelha (preocupante)

Mundo já registra mais de 100 projetos de vacina contra novo coronavírus

No que já pode ser considerada a maior corrida da história humana em busca de uma imunidade, a London School of Hygiene & Tropical Medicine já registrou 119 projetos diferentes de vacinas contra a covid-19. Destes, 110 estão em fase “pré-clínica”, 8 projetos alcançaram a etapa de testes clínicos de fase 1 (comprovar a segurança) em seres humanos e um projeto chinês, de empresa privada, está em uma fase ainda mais avançada, com testes clínicos nas fases 1 e 2 (avaliar a eficácia).

Nova Zelândia decreta “vitória” sobre o coronavírus e apresenta três fatores que servem de lições que servem para o Brasil

Sem mais registros de contágios locais, a Nova Zelândia passou para uma etapa de afrouxamento dos isolamentos, após cinco semanas de restrições. “Vencemos esta batalha”, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern. Ao sudeste da Austrália, o país é um arquipélago na Oceania com duas grandes ilhas e outras menores e, embora mais desenvolvido, pode dar três lições interessantes ao Brasil para o combate da pandemia.

Sebastião Salgado no ‘Roda Viva’: coronavírus é chance de refazer nossa posição em relação à Terra

Maior fotógrafo do País e reconhecido mundialmente por seu trabalho de denúncia e ativismo social e ambiental, Sebastião Salgado foi o entrevistado do programa Roda Viva , a tradicional sabatina da TV Cultura. Ele ressaltou que a pandemia talvez seja a última chance dada à humanidade para mudar seu ritmo e se salvar e falou sobre o apelo que lidera, aos três Poderes da República, para a proteção das comunidades indígenas contra a covid-19, que poderia, em sua avaliação, causar um genocídio ao chegar às tribos. Clique no título da chamada para acessar o vídeo com a entrevista na íntegra.

Cientistas de Hong Kong criam desinfetante que pode proteger superfícies durante 90 dias contra vírus

Pesquisadores da Universidade de Hong Kong (HKUST) criaram um desinfetante que promete proporcionar proteção significativa contra bactérias e vírus por até 90 dias. O produto tem o objetivo de manter higienizadas superfícies tocadas com muita frequência e que, por isso, poderiam ser um risco para a propagação de doenças como a Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Presidente argentino diz: Bolsonaro não é sério no combate ao coronavírus e fronteira preocupa

Alberto Fernández alega estar “muito preocupado com a situação do coronavírus no Brasil”, especialmente porque a crise “pode cruzar a fronteira”, já que “o governo brasileiro não está encarando o problema com seriedade”. Ele disse que a situação o preocupa “muito”, por não considerar que “o governo brasileiro esteja enfrentando o problema com a seriedade que o caso requer”. A Argentina tem adotado medidas duras em relação à pandemia.

Indicado por Jair Bolsonaro para o posto de secretário-executivo no Ministério da Saúde, o general do Exército Eduardo Pazuello disse que o planejamento da pasta para o enfrentamento da Covid-19 foi “excepcional”, mas que há um primeiro ajuste a ser feito. Ele defendeu uma “não-linearidade” na adoções de medidas de distanciamento social nas diversas localidades do Brasil. Em outras palavras, o principal auxiliar do ministro Nelson Teich disse que as recomendações do ministério devem ser direcionadas e específicas para cada realidade regional.

Recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde indica: aumentou o percentual de negros (pretos ou pardos) entre os pacientes internados e mortos pela covid-19. Os dados ainda mostram que permanece uma disparidade entre o percentual de internações e de mortes entre os negros, o que é apontado por especialistas  como indício de possível disparidade no acesso ao atendimento no País.

O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa   #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates