“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Homenagem aos profissionais de saúde: paciente agradece a quem o tratou em forma de poemas

O tempo de internação no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi inspirador para o eletricista Denílson Cunha, de 47 anos. Motivado pelos cuidados da equipe da instituição que o ajudaram a se recuperar da covid-19, ele usou o período de tratamento para escrever poemas como forma de agradecimento aos profissionais de saúde, que se mostraram comovidos com a homenagem. “Aquele texto me fez chorar como profissional e como um ser humano”, disse a enfermeira Juliana Ferrari.

Com aplicações de apenas de uma dose, a vacina experimental contra a covid-19 da gigante Johnson & Johnson produziu uma forte resposta imunológica contra o novo coronavírus nos ensaios clínicos de estágio inicial a intermediário – fases 1 e 2 dos testes –, de acordo com resultados provisórios publicados no site médico medRxiv, mas ainda não revisados por pares. A eficácia de uma única dose da vacina deve acelerar os próximos resultados, de acordo com Paul Stoffels, diretor-científico da Johnson & Johnson. A vacina, chamada Ad26.COV2.S, foi igualmente bem tolerada em duas doses.

Por que a Itália não está sofrendo tanto com a segunda onda na Europa?

Duramente atingida na primeira onda do coronavírus, a Itália é hoje a exceção da Europa – onde o ressurgimento da covid-19 é quase geral – com um número limitado de novos casos graças às rígidas medidas contra a doença, que foram elogiadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para especialista, reabertura lenta e respeito às regras são alguns dos fatores que explicam estabilidade da doença entre os italianos.

América Latina pede acesso livre a vacina e créditos multilaterais sem juros para superar pandemia 

Países da América Latina fez um apelo, na ONU, à solidariedade das maiores potências mundiais para conseguir superar a pandemia da covid-19 na região mais desigual do mundo e a mais castigada pelo coronavírus, por meio do acesso a uma vacina livre de patentes e de créditos multilaterais sem juros. A região é a que paga o preço mais alto do mundo pela crise de saúde, com quase 9 milhões de infecções e mais de 330 mil mortes em seis meses, um terço do total mundial.

Falhas genéticas ou imunológicas podem explicar desenvolvimento de forma grave da doença 

Defeitos genéticos ou imunológicos podem ser a explicação para o fato de alguns desenvolverem formas graves da covid-19, de acordo com dois estudos divulgados pela revista Science. Segundo o consórcio internacional Covid Human Genetic Effort, que publicou os artigos, essas duas falhas em pacientes graves de covid-19 os impedem de produzir uma molécula imunológica da primeira linha de defesa chamada interferon tipo 1 e, combinadas, podem ser responsáveis por cerca de 15% dos casos com risco de vida.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa  — #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates