“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Como a Islândia se tornou uma ilha de normalidade em meio à pandemia na Europa
Um relato da repórter islandesa Inga Thordar ao retornar a sua terra natal que vai causar impacto em quer o ler: a Islândia foi elogiada por lidar com a crise após um pico inicial nos casos em fevereiro. O governo então mudou de tática, começou a testar e rastrear, fechou as fronteiras e introduziu restrições. Obviamente, é mais fácil controlar uma pandemia em uma ilha com população total (360 mil) menor do que a de Anápolis, no Estado de Goiás. Mas a confiança no governo e nos cientistas fez a diferença e o país teve menos de 2 mil casos e registrou 10 óbitos.
Rússia anuncia que planeja vacinação em massa já em outubro
A Rússia está se preparando para iniciar uma campanha de vacinação em massa contra o novo coronavírus em outubro, disse o ministro da Saúde Mikhail Murashko, neste sábado, 1/8. A informação foi divulgada pela a agência de notícias russa RIA, que informou também que o ministro não deu detalhes sobre qual vacina será usada. Ele adiantou, porém, que médicos e professores serão os primeiros a receber as doses.
Alunos de universidade paranaense são finalistas de concurso da Nasa sobre tecnologia contra o vírus
Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, são finalistas em uma competição internacional da Agência Espacial Norte Americana (Nasa). A disputa tem como desafio encontrar soluções para o enfrentamento do novo coronavírus usando a tecnologia. Os alunos selecionados tiveram 48 horas para elaborar um projeto que ajudasse no combate à covid-19 com apoio dos arquivos da Nasa, que foram disponibilizado aos estudantes.
As idas e vindas da ciência na crise do coronavírus e as lições que isso traz a todos
Pesquisadores, professores e pessoas dedicadas à divulgação científica apontam que a atual pandemia está explicitando desafios para a compreensão do público do que é a ciência e o seu “tempo” e, também, para que os especialistas consigam se comunicar bem para pessoas além de seus muros. E, claro, nesse meio do caminho está a mídia, que também passa por suas críticas e desafios.
Seis meses após declarar emergência, OMS prevê “pandemia muito longa”
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a pandemia do novo coronavírus será provavelmente “muito longa”. Seis meses depois de declarar a emergência internacional, o comitê de emergência da OMS destacou que “continua avaliando como muito elevado o nível de perigo global [provocado] pela covid-19”. A nota da entidade também reforçou “o perigo de que a resposta se reduza em um contexto de pressões socioeconômicas”.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara