“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Médica referência em ventilação mecânica é salva pelo método que ela mesma criou

A notícia da internação da pneumologista Carmen Valente Barbas, em março, abalou a moral das tropas na guerra contra o até então inimigo pouco conhecido. Isso porque a médica dos hospitais das Clínicas e Albert Einstein, pesquisadora e professora com 60 anos de idade e mais de 35 de carreira, é uma sumidade internacional em ventilação mecânica, usada no tratamento de casos graves de covid-19. A técnica que sua equipe criou, conhecida como ventilação protetora pulmonar, ajudou a salvá-la depois de ficar uma semana intubada e quase um mês internada.

Fiocruz lança boletim voltado ao estudo da covid-19 nas favelas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou o Boletim Socioepidemiológico da Covid-19 nas Favelas. De acordo com a publicação, o baixo número de casos e óbitos registrados nos bairros com “alta e altíssima concentração de favelas” se contrapõem às taxas de letalidade nessas regiões, que chegam a ser o dobro em relação aos bairros que não têm favelas. A publicação também aponta que a covid-19 é mais letal nos homens do que mulheres e o maior percentual de óbitos na população negra nos territórios periféricos. O boletim, que estará disponível no Observatório Covid-19 da Fiocruz, é uma iniciativa da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas.

Em Goiás, idosa pega dengue e covid ao mesmo tempo, mas se recupera bem

Ambrosina Militão da Cruz, de 67 anos, contraiu dengue e covid-19 ao mesmo tempo em Inhumas, a 40 quilômetros de Goiânia, mas se recuperou. Ela começou a se sentir mal há cerca de 20 dias. Com a filha, a senhora procurou uma unidade de saúde em sua cidade e foi diagnosticada com dengue após alguns exames. Começou o tratamento com as medicações recomendadas, mas, pouco tempo depois, voltou a se sentir mal. O fim da história é que, após ficar oito dias internada na UTI de um hospital particular da capital, Ambrosina está 100% curada. Ao portal G1, a filha de Ambrosina, Josy Militão, comemorou a boa recuperação da mãe.

Cai na Justiça liminar que obrigava planos a cobrir testes sorológicos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar derrubou na Justiça a liminar que obrigava os planos de saúde a cobrir o teste sorológico para covid-19. O exame identifica a presença de anticorpos IgA, IgG e IgM no sangue dos pacientes expostos ao vírus. A inclusão dos exames no rol de procedimentos obrigatórios para planos de saúde aconteceu no fim de junho, em cumprimento a uma decisão judicial. A decisão foi tomada pelo desembargador Federal Leonardo Augusto Nunes Coutinho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Chapecoense tem 14 atletas contaminados, um deles internado; Campeonato Catarinense é paralisado

Estudo britânico diz que imunidade ao coronavírus dura no máximo três meses


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates