A segunda-feira da pandemia em Goiás começa com números bem diferentes do fim de semana relativamente tranquilo em relação ao registro de contaminações pelo novo coronavírus.

De sábado, 13/6, para domingo, 14/6, os registros subiram de 7.940 para 7.944. Ou seja foram informados apenas 4 casos de um dia para o outro.

Mas a atualização em tempo real da plataforma Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já mostrava uma realidade bem diferente às 2 horas desta segunda-feira: 10.021 registros, ou seja, houve a inserção de 2.077 novos casos em poucas horas.

É o recorde absoluto de confirmações e corresponde a mais de 25% do que havia sido acumulado até domingo. Para ter ideia, apenas esses últimos registros correspondem ao histórico dos 70 primeiros dias de pandemia em Goiás, de 12/3 a 20/5.

Do total acrescentado, pelo menos 1.366 são confirmações vindas de Rio Verde – que tinha 419 no domingo, segundo o portal CovidGoiásUFG. Foi no município que, na última semana, houve uma testagem em massa nos trabalhadores de indústrias alimentícias.

Mas não foi apenas lá que os registros dispararam. Na capital também foram mais de 10% de acréscimo, também de acordo com a plataforma CovidGoiás UFG. Goiânia tinha 2.856 casos registrados no domingo; já na atualização da SES do início desta segunda, eram 3.168 – um total de 312 a mais.

Com a nova atualização, o Estado passa, de uma só vez, Paraná, Piauí e Acre no número de casos absolutos.

Goiás havia começado o mês com menos de 4 mil casos de coronavírus. Na metade do mês, já tem, portanto, 150% de aumento. Há um mês, eram 1,6 mil registros. Números que só confirmam o ritmo geométrico de progressão.

Entretanto, um fato positivo: com a disparada de novas confirmações, a taxa de letalidade (número de casos / número de óbitos) em Goiás caiu mais de meio ponto porcentual, de 2,65% para 2,10%.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates