“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Atividade física pode ter efeito terapêutico contra o Sars-CoV-2
Um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) sugere que a irisina, um hormônio liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de covid-19. Os pesquisadores fizeram testes in vitro (em laboratório) em uma linhagem de células adiposas (adipócitos subcutâneos, responsáveis por armazenar gordura e regular a temperatura corporal) e observaram que a substância tem efeito modulador em genes associados à reaplicação do vírus no corpo humano.
Taxa de transmissão no Ceará é a menor desde o início da pandemia
A taxa de transmissão do novo coronavírus chegou a 0,63 no Ceará, a menor já registrada no Estado desde março, no início da pandemia. A informação é da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará. O custo, porém, foi alto: já são mais de 190 mil infectados no Ceará e mais de 8 mil mortes. A porcentagem é calculada a partir dos novos números de casos confirmados. Há cinco meses, conforme a secretaria, a taxa de transmissão era de 1,78. No dia 17 de março foi registrado o pico, com 2,0.
Empresa Pfizer ainda procura voluntários para testar sua vacina em São Paulo
As inscrições para participar como voluntário dos testes da vacina contra a covid-19 da Pfizer no Centro Paulista de Investigação Clínica (Cepic), em São Paulo, ainda estão abertas. Diferentemente dos testes da vacina de Oxford (Reino Unidi) e da Coronavac (China) realizados no país e que são restritos a profissionais de saúde, os da vacina da Pfizer estão abertos à população. O principal critério é estar exposto ao vírus de alguma maneira, por exemplo, utilizar transporte público, segundo o Cepic.
A que ponto é segura a vacina contra o coronavírus que a Rússia vai colocar à disposição?
O jornal Corriere della Sera, o mais influente da Itália, em material sob responsabilidade de Cristina Marrone, discutiu a segurança da vacina russa, que o primeiro-ministro do país, Vladimir Putin, anunciou com orgulho. Entretanto, não há nenhum estudo sobre o produto que tenha recebido revisão internacional. A fase 3 (onde há testes em grande quantidade, geralmente) durou uma semana, mas normalmente deveria levar um ano. A conclusão: é impossível descartar efeitos colaterais.
Por que uma nova pandemia nos próximos anos não é questão de “se”, mas de “quando”
Se há alguma coisa quase certa em relação à atual pandemia é que ela não será a última que a humanidade vai enfrentar. Só não se sabe quando e de onde virá a próxima e qual seu agente causador – um vírus, uma bactéria ou outro micro-organismo. A julgar pelas últimas ocorrências, é bem provável que ela venha a ser causada por algum tipo de vírus influenza, como foram os casos, por exemplo, das gripes russa, em 1889-90, e asiática, em 1957-58, ambas causadas pelo H2N2, com 1,5 milhão e 2 milhões de mortos, respectivamente.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara