* As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante)

Teste com coquetel de três substâncias reduz tempo de internação e de cura do novo coronavírus

A nova edição da revista médica Lancet sai neste sábado, 9/5, divulgando resultados “animadores” de testes clínicos com uma combinação tripla (interferon beta 1-b, lopinavir-ritonavir e ribavirin) em 127 pacientes adultos com covid-19 tratados em seis hospitais de Hong Kong. Em estudo randomizado controlado, as pessoas que receberam o coquetel tiveram tempo menor para alta e desaparecimento do vírus, em comparação ao grupo controle. O trabalho dá esperança por ser considerado “de excelência” no meio científico.

Quase todos os curados de coronavírus ganham imunidade, revela pesquisa nos EUA

Não importa se de a doença veio de maneira leve ou grave, praticamente todas as pessoas que tiveram a covid-19 produziram anticorpos para o Sars-CoV-2. O trabalho, realizado nos Estados Unidos, oferece um vislumbre de esperança na luta sombria contra o coronavírus, já que, em tese, essas pessoas poderiam voltar a circular sem risco algum aos demais nem a si mesmo, criando assim a chamada imunidade de escudo. Publicado online, o estudo sugere que qualquer pessoa recuperada pode voltar ao trabalho com segurança – embora ainda não esteja claro quanto tempo a proteção pode durar.

‘Novo normal’: noivos paulistas adaptam cerimônia de casamento às precauções com a pandemia 

Véu e terno acompanhados de máscaras como mais um adorno. Número de convidados drasticamente reduzido. Assim se casaram o administrador Rafael Abdala e a advogada Débora Yamamoto. A união foi realizada em uma igreja evangélica de São José do Rio Preto (SP) e contou com transmissão via web para os parentes que não puderam comparecer por causa do distanciamento social.

Para evitar colapso da saúde pública, Prefeitura de SP aluga 1,5 mil leitos de UTI de 11 hospitais privados

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta sexta-feira, 8/5, que o município vai alugar leitos de UTI de 11 hospitais particulares para receber pacientes infectados pelo novo coronavírus. Os leitos privados contratados ficarão disponíveis para o sistema de regulação de vagas junto com os outros, da rede pública. A administração municipal pagará R$ 2,1 mil por dia por cada leito. Estamos quadruplicando os leitos de UTI. Eram 507 e estamos acrescentando mais 1.550″, declarou Covas.

A despeito da pandemia, UFC volta atividades, mas luta é cancelada por caso confirmado em brasileiro

Neste sábado, 9/5, mesmo em meio à pandemia, o UFC será a primeira grande organização esportiva a retomar suas atividades, com dois cinturões em jogo no UFC 249, em Jacksonville, Estado da Flórida (EUA). Se já era polêmica a decisão, tudo se agravou com a descoberta de que o brasileiro Ronaldo Jacaré, que lutaria com Uriah Hall no card preliminar do evento, foi diagnosticado com covid-19, como também dois membros de sua equipe. A luta foi cancelada.

Primeiro hospital federal para covid-19 está concluído, mas sem previsão de ser inaugurado

O primeiro hospital federal do governo federal em Águas Lindas de Goiás (GO), no Entorno de Brasília, foi construído em 15 dias, como previsto após seu lançamento, em 8 de maio. Um mês depois, porém, a unidade ainda não foi inaugurada nem há estimativa de quando os 200 leitos prometidos estarão à disposição da população. O local precisar de equipamentos e profissionais, de responsabilidade do governo de Goiás, que aguarda o repasse da gestão por parte do Ministério da Saúde.

Mais da metade das famílias mais pobres perdeu  50% ou mais de sua renda com o novo coronavírus 

Nos últimos dois meses, 51% das famílias de brasileiros das classes D e E, com renda per  capita de até 500 reais, perderam a metade ou mais de seus ganhos. Entre elas, 24% declarou ter ficado sem qualquer rendimento. Os dados são de pesquisa realizada pela Plano CDE, consultoria especializada em políticas públicas e projetos sociais, que ouviu mil pessoas de todas as regiões do País.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates