O portal TMZ, dos Estados Unidos, garante: depois de muitos boatos e idas e vindas em relação a seu estado de saúde, é tida como certo que o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ou teria morrido ou está em estado vegetativo “em seu leito de morte”.

O portal, cita “meios de comunicação da China e do Japão” como suas fontes e diz que, “em meio a relatos de que a China enviou uma equipe médica a seus vizinhos comunistas” nos últimos dias para visitar Kim, uma vice-diretora de um canal de notícias de Hong Kong – que seria sobrinha de um ministro chinês – teria divulgado por conta própria: “Ele está morto”.

A mulher postou a informação na rede social chamado Weibo para 15 milhões de seguidores, dizendo ter uma “fonte muito sólida” sobre a alegação de que Kim havia realmente morrido.

Já uma revista japonesa, segundo o portal estadunidense, relata que o ditador norte-coreano está em “estado vegetativo” após uma cirurgia cardíaca malsucedida. Citando um especialista em medicina chinês que atuou no caso, Kim sentiu uma dor no peito no início de abril e caiu enquanto fazia uma visitava a uma região. Ele precisava de um procedimento de implantação de um stent (espécie de prótese intravascular, para abrir um vaso), mas aparentemente “ou não foi feito com rapidez suficiente ou foi completamente danificado” pelo cirurgião – com alguns relatos dizendo que este estava com as mãos trêmulas.

Clique aqui para ler a matéria do TMZ (em inglês).


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates