O desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus pode ter ganho um grande impulso a partir de um estudo publicado na renomada revista Science, referência da ciência mundial.

Cientistas liderados pela equipe do Scripps Research Institute (EUA), descobriram uma característica comum nos anticorpos humanos que serve para neutralizar o Sars-Cov-2, o que pode acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.

O biólogo Átila Iamarino, também doutor em Virologia e um dos estudiosos mais procurados pela mídia durante a pandemia, falou com entusiasmo sobre a descoberta em sua conta na rede social Twitter:

Já existem dezenas de vacinas sendo produzidas e muitas delas entrando em testes clínicos. O estudo, que investigou quase 300 anticorpos contra o coronavírus causador da covid-19, encontrou um gene que, na maioria dos casos, mostrou-se efetivo.

O estudo mostra que o Sars-CoV-2 usa um RBD – domínio receptor-obrigatório, em inglês – nas proteínas spike, como são chamadas as estrutura da superfície do vírus que se assemelham a coroas. Essas estruturas são usadas para que o vírus se conecte à célula e infecte a pessoa.

(continua após a publicidade)

Com a observação dos anticorpos deste estudo, os cientistas focaram em um, conhecido como IGHV3-53 e gene da família IGHV.

Esse anticorpo mostrou-se bastante utilizado pelo organismo para barrar o RBD e, assim, neutralizar o coronavírus.

Um trabalho sobre as estruturas dos anticorpos ligados à estrutura do coronavírus, feito de forma tridimensional, permitiu identificar as características que o fazem efetivo, com resultados promissores para o futuro das vacinas.

“Em geral, a análise revela que o IGHV3-53 tem uma estrutura promissora para que se mire no que liga as células ao RBD do Sars-CoV-2”, diz o estudo. Os pesquisadores afirmam que a descoberta pode facilitar a criação de uma vacina, dando um forte poder de neutralização aos anticorpos.

“Como o IGHV3-53 é encontrado com frequência razoável em indivíduos saudáveis, essa resposta específica de anticorpo poderia ser desencadeada na vacinação”, descrevem os cientistas no relato.

Com informações do portal AZO Life Sciences.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates