As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Em uma iniciativa inédita, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra vão dividir tarefas e compartilhar os dados sobre a evolução e o total de óbitos provocados pela covid-19 no Brasil. Apesar da concorrência, todos decidiram que é melhor formar uma parceria e trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. É uma reação à decisão do governo federal de restringir o acesso a dados sobre a pandemia.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou neste domingo, 7/6, que o Estado zerou a fila de espera em unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes com o novo coronavírus. Pernambuco chegou a ter 300 pessoas aguardando por uma vaga. Ao longo do mês de maio esse número foi caindo. Na semana passada, no dia 1/6, cerca de 60 pessoas aguardavam uma vaga. Na sexta-feira, o número caiu para pouco mais de 30, e a expectativa do secretário de Saúde do Estado, André Longo, era de que até esta segunda-feira, 8/6, todos estivessem num dos leitos.

Peça-chave no tratamento da covid-19, o respirador tem alto custo, o que dificulta o acesso pelos hospitais públicos. Atualmente, respiradores chegam a ser comercializados por até R$ 153 mil, sendo que este equipamento é considerado essencial aos leitos de terapia intensiva. O respirador desenvolvido por profissionais de uma empresa de engenharia brasileira pode custar até 85% mais barato do que um importado. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil conta hoje com 68 mil respiradores para toda a população.

A falta de transparência do Ministério da Saúde levou técnicos e secretários a encontrarem alternativa para divulgação de dados sobre a covid-19. Integrantes da equipe do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta lançaram plataforma com dados atualizados sobre casos e óbitos por coronavírus no Brasil. O gaúcho João Gabbardo, ex-secretário-executivo do Ministério, está coordenando a iniciativa.

Após forte crítica sobre retirada de informações de site oficial, governo promete “divulgação detalhada”

Após forte reação de especialistas, políticos e do Judiciário sobre a mudança na divulgação de dados sobre a pandemia de covid-19, o governo anunciou um recuo e prometeu retomar a divulgação detalhada sobre a doença. O Ministério da Saúde divulgou duas notas na noite de domingo, 7/6, afirmando que está finalizando uma plataforma que trará os números detalhados da pandemia. Em uma das notas, voltou a falar em problemas técnicos e oficializou intenção de divulgar os dados pela data da morte e não do registrado pelas autoridades.

Debate sobre a covid-19: bate-papo com Wanderson Oliveira, ex-secretário do Ministério da Saúde

O virologista Átila Iamarino tem feito, nas redes sociais, um trabalho bastante valioso em termos de expandir o conhecimento sobre a pandemia, especialmente no Brasil. Neste domingo, 7/6, em seu canal no YouTube, ele conversou com Wanderson Oliveira, doutor em Epidemiologia e ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, na gestão de Luiz Henrique Mandetta. Ele também foi um dos principais técnicos responsáveis pelo diagnóstico e pela condução da zika no País. Para acessar a live, clique no título da chamada.

Diabetes pode ser agravante para inflamação por novo coronavírus, diz endocrinologista

Portadores de diabetes devem redobrar a atenção para os sintomas da covid-19, pois a doença crônica pode agravar a inflamação pelo novo coronavírus. Em entrevista à CNN, o médico endocrinologista Bruno Halpern esclareceu as principais dúvidas enviadas pelos telespectadores sobre o assunto. Ele explicou que uma das principais característica da diabetes é a complicação de diversas doenças por dificultar o combate a inflamações pelo sistema imunológico.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates