“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Professor da UFMG desenvolve software para medir temperatura corporal de forma rápida e precisa
Um software capaz de medir a temperatura em menos de dois segundos com alta precisão. Esta é uma das apostas de pesquisadores do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o combate à covid-19. O pesquisador responsável, Eduardo Leão, conta que partiu do conceito de variação de temperaturas com atletas de alto rendimento para desenvolver o sistema junto a uma empresa de tecnologia formada por ex-alunos da universidade.
Em artigo, infectologista alerta para risco de médicos avalizarem tratamentos sem base científica
Profissional dos quadros do Hospital Sírio-Libanês, o médico infectologista Alexandre Cunha escreveu um artigo para alertar sobre a alta temeridade de colegas passarem por cima de pesquisas em andamento e receitarem medicamentos para tratar a covid-19, mesmo sem que haja provas de sua eficácia. No texto Covid, DiCaprio e Dunning-Kruger: sai a cloroquina, entra a ivermectina, publicado pelo portal Estádio das Coisas, ele explica por que considera esse tipo de fenômeno como fatos de um “universo distópico”.
Pesquisa revela por que pacientes de covid-19 jovens e obesos precisam ser monitorados
Estudo realizado por uma equipe de pesquisadores chineses da cidade de Wuhan, onde começou a pandemia no mundo, traz pistas sobre uma questão em particular: como a obesidade pode afetar pacientes jovens de covid-19. A pesquisa conclui que estar acima do peso pode ser um importante preditor – uma espécie de “gatilho” – para a covid-19 grave em pacientes jovens. O principal mecanismo está relacionado ao acúmulo de gordura no fígado e nos rins.
Universidade Federal de Goiás perde dois servidores para a covid-19 no mesmo dia
O professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) Eduardo Arbieto Alarcon se tornou, neste sábado, 11/7, mais uma vítima da covid-19 no Estado. Ele passou mal de madrugada, chegou a ser internado, mas resistiu por poucas horas. A técnica em enfermagem Lucélia Martins Silva, lotada no Hospital das Clínicas da instituição, também morreu em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara