Prováveis chuvas em quatro dias poderão ocasionar inundação definitiva, o que fez o governo local tomar a decisão de autorizar a operação de salvamento
Autoridades tailandesas confirmaram agora há pouco (cerca de 1h da manhã de domingo, horário de Brasília) que foi iniciado o resgate do grupo de crianças e adolescentes (de 11 a 16 anos) que, junto com seu treinador de futebol, ficaram presos em uma caverna de acesso dificílimo, a mais de quatro quilômetros de sua entrada.

O grupo está lá há mais de duas semanas, onde se abrigaram para tentar escapar de uma inundação na região de Chiang Rai. Na operação estão envolvidos 13 mergulhadores internacionais e 5 tailandeses, entraram na caverna e iniciaram a jornada até o grupo isolado no interior da montanha. Cada um dos especialistas em mergulho internacionais será responsável pelo resgate de um dos integrantes do grupo.
Da entrada ao grupo, em um processo de ida e volta, a estimativa é de uma duração de 11 horas. Para toda a operação, há uma previsão de até 4 dias. O resgate se tornou praticamente a única opção para salvamento, já que o tempo deve piorar nos próximos dias.
Uma demora maior, por conta de prováveis chuvas, pode ocasionar a inundação definitiva da caverna, por isso a decisão, de risco calculado e não desprezível, de fazer o resgate neste momento.