“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Pesquisadores da USP criam teste rápido e preciso que usa inteligência artificial
Cientistas brasileiros pesquisam um método de exame que usa inteligência artificial para detectar a covid-19 em 20 minutos. O teste é de baixo custo e capaz de reconhecer o padrão de moléculas característico do vírus em amostras de plasma sanguíneo de pacientes. O teste deve custar cerca de 40 reais por amostra, metade do preço de custo RT-PCR, considerado padrão-ouro. O teste também será capaz de apontar os indivíduos com maior risco de ter manifestações graves.
Túnel de higienização em estação de ônibus é novidade no combate ao vírus em BH
Belo Horizonte ganhou o primeiro “túnel de higienização” contra covid-19. O equipamento, foi instalado na Estação Pampulha, para que os passageiros possam passar por dele e se desinfetarem antes das viagens. De acordo com estudos de técnicos do Senai, o equipamento não utiliza químicos e ajuda a reduzir a transmissão de partículas do vírus para outras superfícies. O túnel emite uma névoa de água ozonizada, desta forma, não prejudica quem estiver passando pela cabine a respirar o ozônio no formato de gás.
Prefeito de cidade em SC quer tratar pacientes com aplicação de ozônio pelo canal retal
O prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), sugeriu um novo tratamento contra a covid-19: a administração retal de ozônio. O método foi citado em uma live, na qual o gestor, que é também médico, apresentou os dados atualizados na cidade e comentou sobre possíveis tratamentos contra o vírus. O procedimento com ozônio — que será usado somente para casos positivos, de acordo com o prefeito — não tem eficácia comprovada no tratamento contra o novo coronavírus.
Flexibilização causou disparada de casos em Goiás e Goiânia, revelam dados compilados pela UFG
O site Covid Goiás, do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG) revela um crescimento vertiginoso de novos casos de Covid-19 em Goiás e especialmente em Goiânia desde a flexibilização das atividades. Sob coordenação do professor Manuel Eduardo Ferreira, o site utiliza os dados divulgados pela própria Secretaria Estadual de Saúde (SES) para compor seus gráficos e históricos em relação à doença. A média móvel de casos teve aumento de 80% nos últimos 14 dias na capital.
Bolsonaro veta indenização a profissional de saúde afetado pela covid-19
o governo federal vetou o projeto de lei que previa pagamento de compensação financeira no valor de R$ 50 mil a profissionais da saúde que foram prejudicados pela covid-19. A decisão veio em despacho assinado por Jair Bolsonaro no Diário Oficial da União desta terça-feira, 4/8. A Secretaria-Geral da Presidência afirma que, apesar da boa intenção do Congresso Nacional, o projeto de lei viola lei complementar, por prever benefício indenizatório para agentes públicos e criar despesa continuada em período de calamidade.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara