Semanas atrás, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou em entrevista ao programa Roda Viva que conhecer ou não a história de Chico Mendes era algo irrelevante na conjuntura.

Primeiramente, é preciso dizer: uma pena que uma autoridade, em cargo tão estratégico, dê uma declaração tão infeliz e acrescente que ela própria desconhece um dos personagens chave na trajetória do movimento ambientalista no Brasil e no mundo.

Gostar ou não gostar de uma personalidade histórica é opcional: tem gente que odeia Lula assim como têm outros que abominam Carlos Lacerda, mas é preciso saber sobre a trajetória tanto de um como do outro para entender os momentos importantes de que participaram (Lula no processo de abertura e redemocratização desde 1978 e Lacerda na crise política que levou os militares ao poder em 1964).

chico mendes e ziraldo 450x300 - Chico Mendes grátis para crianças: livro de Ziraldo conta sua história
Chico Mendes e Ziraldo: obra literária de um para (re)conhecer a obra humanitária do outro | Divulgação

Foi justamente para levar às crianças quem foi o grande líder dos seringueiros do Acre e sua visão de meio ambiente que o escritor e cartunista Ziraldo elaborou A História de Chiquinho, sobre a vida de Chico Mendes.

Melhor ainda: o livro está disponibilizado gratuitamente em versão digital.

Então, o que você acha de baixar o livro e ler para seu filho, sua sobrinha ou até para seus alunos? É possível projetá-lo em sala de aula e/ou mesmo promover uma leitura coletiva!

Clique aqui agora para baixar A História de Chiquinho em formato PDF. É grátis!

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates